comida

10 gelados caseiros e fáceis de fazer. Os miúdos vão delirar

Se ficar por casa para fugir aos dias de calor, não há melhor forma de o combater do que algo fresco e com poucos ingredientes.
Há receitas até para os gostos mais exigentes.

Nasceu na China, foi descoberto por Marco Polo e, desde logo, adorado por todos. Falamos de um doce tão básico como o gelado. Se recuarmos no tempo, uma das tantas maravilhas que o italiano Marco Polo trouxe das suas aventuras na China foi esta proposta. Na altura, os chineses deliciavam-se com um prazer desconhecido na Europa: os gelados de fruta. 

Inicialmente, o povo chinês usava sistematicamente o gelo para arrefecer alimentos, e eventualmente, misturaram a polpa da fruta com neve, criando este doce que se tornou democrático em todos os cantos de mundo. Na data, eram identificados como sorvetes, pois eram apenas compostos por gelo com fruta e não continham ingredientes como gemas de ovos ou gorduras, elementos que tornam o sorvete em gelado, por ser menos firmes.

Não foi até 1550, que Blasius Villafranca, médico espanhol residente em Roma, descobrir que o ponto de congelamento podia ser rapidamente atingido ao juntar nitrato de potássio à neve. Com este método, os Florentinos foram os primeiros a produzir o gelado como o conhecemos hoje, em larga escala.

A democratização do consumo do gelado tornou-o numa iguaria, que não se consome só no verão e com um sem fim de ingredientes que começaram a fugir à fruta, e juntariam chocolate, natas, leite, ou até bebidas alcoólicas, como o vinho. Apesar de ser a sobremesa rainha no verão, ao longo do ano, não há quem resista pegar num gelado no supermercado, cafés ou restaurantes. Ainda assim, por vezes, as propostas que encontramos no mercado podem apresentar um preço mais elevado, muitas calorias e nem sempre o temos à mão quando aparece aquele desejo incontrolável. 

A alternativa é fazer os seus próprios gelados caseiros. A base, por norma, é sempre a mesma e basta modificar uns quantos ingredientes para fazer os seus sabores favoritos e cumprir os caprichos de todos os membros da família, sobretudo dos miúdos. A pensar nisso, a NiP reuniu um número de propostas fáceis e rápidas de fazer em casa e até pode pôr os mais novos a “mexer na massa” também. 

Carregue na galeria para conhecer 10 receitas de gelados com diferentes sabores para provar este verão.

 

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA