comida

10 spots para ver os jogos do Europeu no Porto

A competição começa no dia 14 de junho. A NiP reuniu alguns espaços onde pode acompanhar tudo — como se estivesse no estádio.
Chame os amigos e prepare o copo.

O Campeonato Europeu de Futebol da UEFA, também conhecido como Eurocopa ou Euro, é o principal campeonato de futebol, sendo o segundo mais assistido no mundo, ficando apenas atrás da Copa do Mundo. É realizado a cada quatro anos desde 1960, tendo sido originalmente chamado Copa das Nações Europeias. O objetivo da criação deste campeonato era unir o futebol europeu num espírito de solidariedade para desenvolver a modalidade dentro e fora do campo.

Até 1976, apenas quatro seleções participavam na fase final do torneio. Em 1980, o número aumentou para oito e, a partir de 1996, 16 seleções passaram a competir no torneio, aumentando para 24 seleções participantes, em 2016. Até agora, já se realizaram 16 edições do campeonato. Alemanha, França, Espanha e Itália foram as únicas a vencerem o torneio mais do que uma vez. As outras seis seleções ganharam o campeonato apenas uma vez, incluindo Portugal, que levantou a taça em 2016. 

A edição deste ano arranca na próxima sexta-feira, 14 de junho, e estende-se até 14 de julho. O primeiro jogo de Portugal acontece frente à Tchéquia, na terça-feira, 18 de junho, pelas 20 horas. O segundo jogo é no sábado, 22 de junho, contra a Turquia, às 17 horas. O terceiro é frente à Geórgia, às 20 horas, na quarta-feira, 26 de junho. A partir de dia 29 de junho, as equipas classificadas começam a defrontar as fases seguintes da eliminatória, nomeadamente, os oitavos, quartos e a semi final, até chegar à final.

Mas, afinal, quais são os melhores sítios para ver os jogos? Sabemos que estar no estádio é muito melhor, mas nestes locais poderá vestir a camisola e sentir o derradeiro espírito do futebol. Um pouco por todo o Porto, desde o centro da cidade até à beira-rio, não faltam locais para juntar os amigos, petiscar e beber uns finos enquanto assiste a todos os jogos do Europeu.

Um dos mais conhecidos entre os portuenses é o Adega Sports Bar, no coração da cidade. O espaço junta mesas com vistas privilegiadas para 14 televisões de grandes dimensões, e todos os adeptos se juntam para ver as suas equipas favoritas jogar.

Outro spot de paragem obrigatória é a Cervejaria Diu, que conta com uma ampla esplanada coberta no piso superior para assistir confortavelmente aos jogos. Se preferir, pode ficar no piso de baixo e provar uma bela francesinha enquanto vibra com a prestação da Seleção Nacional. Ambos os spots têm estações de metro próximas, os Aliados e Lapa, respetivamente.

Se preferir, pode juntar-se à multidão. Durante os Mundiais e Europeus, a Câmara Municipal do Porto monta ecrãs gigantes na Avenida dos Aliados e frente ao Edifício Transparente, em Matosinhos.

Carregue na galeria para descobrir todos os espaços, bares e restaurantes do Porto onde poderá assistir a todos os jogos do Europeu, de barriga cheia e copo na mão.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA