11 novidades gulosas e imperdíveis que chegaram ao Porto nos últimos meses

Há novos espaços de restauração, com os mais variados conceitos. A NiP fez um resumo para que não lhe escape nada.
E são spots ideais para partilhar com os amigos.

Nos últimos meses, o Porto tem-se tornado um palco de novas aberturas e pode ser difícil acompanhar tudo. Para os foodies e para quem gosta de experimentar novos conceitos gastronómicos, o que não faltam pela cidade são cafés, brunches e restaurantes, que entre pratos elaborados e propostas gulosas, satisfazem qualquer paladar.

Seja no centro do Porto, com vista sob a cidade ou à beira rio, a New in Porto foi conhecer os novos espaços para lhe contar tudo. Há opções para quem aprecia o café de especialidade, sushi, comida tradicional portuguesa, italiano e até um espaço onde tudo leva pastrami. 

Se lhe escapou alguma novidade, não se preocupe. Fizemos um resumo para saber exatamente onde e o que encontrar em cada um dos novos spots — que até inclui um rooftop e wine bar. O Federica abriu em maio e chegou para ser o “autêntico italiano” do Porto. Muito próximo do centro da cidade, cá poderá experimentar massas e pizzas frescas, assim como alguns risottos, sempre ao som de Eros Ramazzotti. O restaurante é pequeno e tem ainda uma esplanada que o leva numa viagem do norte ao sul de Itália. 

Recuando no tempo, o Éter abriu no início de abril, de frente para o rio Douro. Este restaurante assume-se como “sem regras” com uma carta simples, com apenas 12 pratos que vão variando com uma certa frequência. Vai encontrar ainda uma garrafeira com mais de 80 referências de vinhos de todas as regiões do País. 

No início de junho, abriu o spot ideal para os fãs de vinho, ou para aqueles entusiastas dispostos a experimentar coisas novas. O Tão Longe, Tão Perto é o novo wine bar do Porto, que conta com vista para a cidade, Vila Nova de Gaia e o rio Douro. Aqui, todos os vinhos são biológicos e servidos diretamente da torneira. Para acompanhar tem queijos e enchidos, também nacionais.

De Lisboa, diretamente para o Porto, abriu em junho o spot que junta o melhor do café de especialidade ao brunch. No Simpli Coffee há 12 origens diferentes de café torrado, que pode beber em espresso, espresso machiato, flat white, latte, cappuccino e outras variedades. Para acompanhar há croissant, ovos e bolos frescos e caseiros diariamente. 

Ainda em junho, abriu um restaurante que alia a arte à gastronomia. O Basquiat concilia ainda a cozinha portuguesa e mediterrânica à irreverência, numa homenagem ao artista negro que lhe dá nome. Na carta há uma variedade de opções, dos mais clássicos como o ceviche ou tártaro, e novas criações como um “carpaccio” de ananás laminado e marinado em calda fresca. 

O Baco Coffee Lab foi outro café de especialidade que chegou à cidade. Neste caso, junta vinhos naturais e cervejas e cocktails artesanais. Para além do café, a outra estrela do espaço é o pastrami, que pode ser encontrado numa variedade de pratos que vão desde saladas a tostas. Há ainda doçaria portuguesa no balcão. 

Já a 25 minutos do Porto, no Mosteiro de Santa Clara, em Vila do Conde, abriu um restaurante onde pode comer num piso subterrâneo “oculto”. O espaço é liderado pelos chefs Vítor Matos e Hugo Rocha e junta os sabores do mar a um fine dining mais descontraído. Há disponíveis três menus de degustação, um deles vegetariano.

Um pouco mais afastados do centro do Porto, mais especificamente na zona da Boavista, abriu um restaurante onde pode provar a melhor carne na brasa ao estilo brasileiro sem sair da cidade. O Na Brasa é o local ideal para juntar os amigos e a família. Tem duas salas, música ambiente e máquinas de jogo Arcade. 

No início de julho abriu o novo rooftop que quer juntar num só espaço várias dinâmicas para conquistar turistas e locais. O Terraço do Jardim está inserido no quinto piso do hotel Vincci Bonjardim, tem vista sobre o centro da cidade e cá vai encontrar cocktails de assinatura, menu de almoço executivo, brunch, churrasco e ainda vai poder comprar flores. 

No coração do Porto há ainda um spot que é ideal para os fãs de comida japonesa que não gostam só de sushi. O DomoDomo junta pratos típicos do país asiático que são ideais para partilhar. Há gyosas, bolinhos de polvo, omelete japonesa, tempura, ostras, temaki e ceviche. 

Ainda este mês, chegou ao Porto o brunch mais instagramável (e guloso) de Espanha. Na Brunchit encontra pratos cheios de cor e sabor. Há propostas para os miúdos, adultos e vegetarianos ou veganos. Há sumos naturais para acompanhar saladas, os mais diversos tipos de ovos, tostas, bowls de açaí ou iogurte, panquecas e mais.

Para conhecer em pormenor todas as novidades, só tem que carregar nas imagens, no início do texto, para ler os artigos correspondentes. 

 
11 novidades gulosas e imperdíveis que chegaram ao Porto nos últimos meses

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA