comida

40 expositores, showcookings e palestras: o maior festival do vegetarianismo regressa ao Porto

O Veggie Fest recebe um mercado ecológico e acontece entre os dias 22 e 24 de setembro, no Shopping Cidade do Porto.
A entrada é livre.

Com o início de mais um ano letivo e o regresso ao trabalho, pode ser difícil gerir as refeições familiares. A pensar nisso, a edição deste ano do Veggie Fest tem como grande temática o “Veggie Restart”. Aprender a lidar com a ansiedade e depressão, gerir as refeições familiares na agitação diária, como suplantar défices nutritivos, como comer comfort food de qualidade e outras dicas relacionadas com alimentação saudável e saúde mental, serão abordados no festival.

Serão três dias de partilha, receitas, aprendizagens, boas conversas e, claro, muitos petiscos. Isto é o que promete a sétima edição do maior festival dedicado ao vegetarianismo e à sustentabilidade no País que está de volta ao Porto já este fim de semana, entre os dias 22 a 24 de setembro (sexta-feira a domingo), no Shopping Cidade do Porto, na zona do Bom Sucesso na Boavista.

O evento não só abre as portas para vegetarianos, mas para todos aqueles curiosos que queiram saber mais sobre este estilo de vida, nas suas várias vertentes. A entrada é livre.

No primeiro dia do festival, sexta-feira, 22 de setembro, o palco será inaugurado com um showcooking dedicado ao pequeno-almoço e brunch vegetariano. Dentro do mesmo formato, os visitantes são convidados a assistir à confeção de sobremesas saudáveis e pratos de comfort food vegetarianos. O público poderá ainda descobrir o que Ana Sofia Rosado, food blogger, come num dia.

Já o sábado, dia 23 de setembro, será em cheio. A tarde começa com uma atividade dirigida pelo Celeiro, marca de referência em produtos saudáveis e sustentáveis. Especialistas como Sandra Gomes Silva, nutricionista e co-autora de manuais lançados pela Direção Geral de Saúde e a médica Júlia Ferreira Rebelo, vão abordar temas à volta de como a alimentação afeta a cognição e a saúde mental e como mudar para uma dieta de base vegetal após um problema de saúde.

No programa do dia, segue-se ainda um showcooking que dá a conhecer variados aperitivos vegan, que além de saudáveis, prometem ser deliciosos. O dia termina com uma sessão sobre plantas e como tratar das pragas, dada por Sofia Miguel, conhecida como A Tripeirinha.

No último dia do festival, 24 de setembro, os holofotes vão para as mais variadas palestras e conversas sobre diferentes temas. Nuno Alvim, presidente da Associação Vegetariana Portuguesa, lidera uma conversa sobre opções vegetarianas nas cantinas escolares e universitárias. Heitor Lourenço, reconhecido ator português, partilha as motivações para se ser vegetariano. Filipa Range, fundadora do blogue “A Cozinha Verde”, também está convidada e abordará como passar de um estilo de vida sedentário para uma vida ativa e saudável. Também a pensar nas famílias, a chef plant-based, Luisa Mafei, formada pela Le Cordon Blue em Londres, dinamiza um showcooking que ensina receitas rápidas para bebés, mas que também agradam miúdos e adultos.

O Veggie Fest Portugal conta ainda com um Eco Market, onde os visitantes poderão conhecer diferentes marcas e projetos nacionais e internacionais, das mais diversas áreas e com uma alargada variedade de produtos, desde vestuário e acessórios, passando por produtos de lifestyle ecológicos, cosmética natural e higiene pessoal, decoração, até suplementos nutricionais e alimentação. Os três dias do evento estão marcados com atividades que promovem a prática do exercício físico, contando com aulas abertas de ioga, tai chi e pilates, assim como outras modalidades, sempre da parte da manhã.

Distribuídos pelos pisos do Shopping Cidade do Porto, junto ao Mercado do Bom Sucesso, na Boavista, vão estar 40 expositores e marcas portuguesas, focados no vegetarianismo e na economia circular. Desde opções salgadas às doces, como alheiras veganas, cafés e temperos, as propostas alimentares estendem-se por todo o espaço. Para complementar, destacam-se também várias iniciativas que apresentam chás e infusões. O festival decorre entre as 10 e as 22 horas e pode facilmente deslocar-se até lá, pois a estação de metro de Casa da Música fica a escassos metros do centro comercial.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA