comida

6 marcas portuenses onde pode encomendar os ovos de Páscoa

Das versões trabalhadas às de comer à colher, há muito para escolher. É preciso é garantir a encomenda.
Para os mais gulosos.

Estamos a duas semanas da Páscoa e isso significa que está na altura de começar a pensar como vai receber a família e que doces vão estar na mesa desta vez. Embora seja uma época parecida à do Natal no que toca a tradição, há algumas diferenças nos doces mais requisitados.

O chocolate faz-se presente ao longo de todo o ano, mas o mais habitual é que a Páscoa troque o bolo-rei, as rabanadas e outros doces pelo pão de ló, as amêndoas e os ovos de chocolate. Se as amêndoas são uma tradição muito portuguesa e com algumas décadas de história, há novos sabores que começam a integrar boa parte das mesas.

Entre essas novidades estão os ovos de Páscoa. Não falamos daquelas cascas finas que os miúdos adoram e que normalmente trazem pequenos brinquedos no interior. Pelo contrário, são verdadeiras obras de arte, trabalhadas, com sabores diferentes e até de comer à colher.

Sim, essa tradição que tem vindo a instalar-se, trazida sobretudo do Brasil, começa também a ser apreciada por cá. É um daqueles tipos de doce que além de calóricos e gulosos são também bonitos ao olhar e ficam bem nas fotografias.

Os recheios são variados, mas o habitual é haver mais do que um, ser feito com a casca de um sabor, ter um recheio cremoso de outro e até uma cobertura rica que pode envolver vários elementos. Aqui, o limite é a imaginação e é precisamente onde muitos se distinguem.

Para oferecer à madrinha ou padrinho, aos afilhados ou simplesmente para decorar a mesa, ter um destes ovos de Páscoa especiais vai fazer sucesso em qualquer casa — só precisa de fazer rápido a encomenda porque o habitual é esgotarem com facilidade.

No Porto é possível encontrá-los em alguns espaços físicos e também em negócios online. Carregue na galeria para descobrir alguns desses exemplos.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA