comida

A lasanha prática que se prepara em vinte minutos na air fryer

Tal como na receita original, leva queijo e é feita em camadas. A grande diferença é que não tem de ligar (ou limpar) o forno.
É mais saudável, mas igualmente saborosa.

Para muitos, a lasanha é a definição de prato de conforto. É quente, reconfortante e, quando feito, dá para comer na hora, para guardar e comer mais tarde, seja no frigorífico ou congelado. 

É considerada uma especialidade tipicamente italiana, mas, na verdade, terá surgido na Grécia. O nome deriva de “laganon”, um tipo de massa comum no território grego. Ainda assim, o prato só se tornou popular no ano de 146 a.C, logo após a invasão romana. Conhecidos por adaptarem os costumes, gastronomia e cultura dos povos que invadiam, os romanos acabaram por levar a versão original da lasanha para Itália.

Independentemente da origem, a receita é simples de preparar: basta intercalar a massa com o molho de tomate e os ingredientes que mais gosta (seja carne picada, atum ou cogumelos).

Para quem precisa de um reforço extra para arrancar a semana, mas não quer perder mui tempo, Rui Marques, do blogue “A Pitada do Pai” tem a proposta ideal: lasanha na air fryer. Demora menos tempo, poupa no gás e fica igualmente tostada.

Do que precisa

Para a base

— 500 gramas de carne picada
— folhas de lasanha
— 2 cebolas
— 1 cenoura ralada
— 1 curgete ralada
— 400 mililitros molho de tomate
— 200 mililitros de vinho branco
— azeite
— sal e pimenta
— orégãos

Para o molho

— 400 mililitros de leite⠀
— 2 colheres de sopa amido de milho
— queijo ralado⠀
— noz moscada

Como se faz

Comece por picar a cebola e coloque-a num tacho com um bom fio de azeite. Rale a cenoura e curgete e depois junte ao refogado. Adicione a carne picada e envolva bem. Refresque com vinho branco, adicione molho de tomate e tempere com sal e pimenta. Junte os orégãos, envolva bem e deixe cozinhar alguns minutos.

Coloque o leite num tacho, adicione farinha de amido de milho e noz moscada e vá mexendo até engrossar. Quando estiver a engrossar, adicione queijo ralado e envolva bem.

Num recipiente para a airfyer adicione, por camada, o molho de tomate, folhas de lasanha, molho de tomate, bechamel, queijo ralado e repita o processo até a carne terminar. No final cubra o recipiente com queijo ralado. Leve o preparado à airfyer durante 15 minutos a 180 graus.

Carregue na galeria para conhecer receitas saudáveis e deliciosas que poderá fazer na air fryer.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA