Em novembro de 2019, 12 garrafas de vinho Pétrus 2000 partiram para a Estação Espacial Internacional, onde ficaram por mais de 400 dias. Em janeiro de 2021, voltaram à Terra e começaram a ser leiloadas por um milhão de euros (cerca de 830 mil euros). A portuguesa Van Zellers & Co fez algo semelhante, mas trocaram o Espaço pelo oceano.
A 8 de junho, a casa vai lançar o Van Zellers & Co Vintage Port 2020 Ocean Aged. As 35 garrafas estiveram a estagiar desde dezembro no Porto de Sines. Segundo a marca, este processo diferenciador cria intensidade, delicadeza e elegância no vinho.
“Ali as garrafas encontram um bar de pressão, que é um valor seguro para iniciar o processo de envelhecimento do Porto Vintage. As garrafas também vão beneficiar de uma temperatura constante e de um ambiente escuro para um bom desenvolvimento. E uma mais-valia são as belas algas marinhas que começam a aparecer nas garrafas”, diz Francisca van Zeller, gestora de marketing da insígnia.
O Porto foi produzido com uvas oriundas de vinhas seculares, localizadas no coração do Vale do Douro. Todas foram colhidas à mão e pisadas em lagares de pedra de granito, onde o vinho também fermentou. Passados três dias, adicionaram aguardente de maneira a preservar os aromas de frutos vermelhos que se sentem ao provar, bem como as notas de compota e de cassis.
A todos estes sabores juntam-se as nuances a especiarias, chocolate negro, ameixa e figo seco, criando assim uma garrafa “profunda e aveludada”. Já o envelhecimento no oceano adicionou uma camada extra de taninos suavidades, “num blend em harmonia perfeita com as frutas vermelhas presentes”, descrevem.
As primeiras 35 garrafas vão ser vendidas através do WineChain, enquanto que as restantes chegarão ao mercado apenas na altura do Natal. Embora o preço não seja tão elevado quanto a proposta da francesa Pétrus, não estará ao alcance de maior parte dos portugueses. Isto porque uma garrafa com 750 ml custará 1.000€.
“A Van Zellers & Co vai ainda utilizar parte das receitas para apoiar um programa educativo organizado pelo Oceanário de Lisboa, sobre a importância do nosso oceano, dirigido a crianças em idade escolar na região do Douro. Os miúdos dos seis aos 18 anos vão, desta forma, ter a oportunidade de aprender com os maiores especialista do País no oceano, a diversidade da vida marinha e a melhor forma de a proteger”, justifica a empresa fundada em 1780.
Carregue na galeria para conhecer outros rótulos portugueses que, além de serem bons, são baratos.