comida

A Rota das Tapas está de volta ao Porto com cerveja e petiscos a 5€

De 4 a 26 de outubro, as tapas regressam à cidade acompanhadas pela famosa cerveja espanhola, Estrella Damm.
Participam 19 restaurantes aderentes.

Nunca faltam motivos para juntar o grupo de amigos ou conviver com a família à volta da mesa. Se estava à procura da desculpa perfeita para fazer um programa deste género, saiba que esta quarta-feira, 4 de outubro, regressa ao Porto a 16.ª edição da Rota das Tapas Estrella Damm. O evento estende-se até dia 26 de outubro. 

Ao todo, são 19 os restaurantes aderentes que prometem levar os visitantes numa autêntica viagem gastronómica. O percurso foi pensado para os fãs de petiscos e de uma boa cerveja. Nesse sentido, a organização desafiou os chefs dos espaços aderentes a confecionarem uma tapa especial. Por 5€, os clientes poderão experimentar estes pratos, acompanhados pela Estrella Damm.

Conheça as tapas que foram criadas para este evento e os respetivos restaurantes aderentes.

Gharb

O espaço criou a Caponata com o Nosso Pão. É uma beringela assada com mistura de outros vegetais, molho de tomate e azeitonas, servida com molho agridoce e o pão especial que é confecionado na casa, localizada no número 130 do Campo dos Mártires da Pátria.

Trinkas Petisqueira Lounge

O restaurante na Praça Gomes Teixeira criou um mini hambúrguer de vitela e enchidos, mozzarella e cherry em bolo do caco.

Casa do Carmo

Aqui, a proposta é um atum braseado em cama de legumes e vinagrete de manjericão. O restaurante encontra-se no número 51 da Rua Sá Noronha.

Praça 63

Na Praça Guilherme Gomes Fernandes, poderá provar mini crocantes de alheira com molho de mostarda e mel.

Honolulu

O espaço oferece uma tiborna mediterrânea, composta por pão artesanal, tapenade, anchovas e mel, com tomate seco e crocante de chouriço e agrião. Este restaurante de tapas localiza-se na Praça de Carlos Alberto.

O Caçula

Neste caso, os clientes podem provar caseiro de bacon e mel trufado. Tratam-se de fatias de bacon grelhado e ovo estrelado numa panqueca caseira finalizada com mel trufado.

Mangá Sushi House

Para os apreciadores de peixe não poderia faltar esta sugestão: dois uramakis de peixe gordo cru e limão e dois uramakis de peixe gordo cozinhado com pepino e azeitona verde. O espaço fica na Praça de Carlos Alberto.

A Cervejaria

Este espaço localizado na Rua de Cedofeita preparou um camarão cozido com molho especial e torrada de azeite, alho e tomate.

Kerdiye

A tapa criada especialmente pelo espaço localizado na Rua de Miguel Bombarda é composta por um pão com tomate, queijo feta e azeitonas com molho de iogurte e orégãos.

Bao’s Taiwanese Burger

Não poderia faltar uma tapa inspirada num hambúrguer. O espaço localizado na Rua de Cedofeita confecionou bao de barriga de porco, tomate assado, centros e amendoim crocante.

Presto Pizza Cedofeita

As pizzas também foram chamadas à festa rija e, desta vez, são apresentadas num formato diferente. Pão torrado em molho de tomate, com presunto, rúcula e óleo de trufa, é a pizza sugerida.

Rittos Taberna

Este espaço na Rua de Cedofeita preparou especialmente para estes dias de festejo gastronómico, um pica-pau de carnes e enchidos, cherry e molho de azeitona.

Maria Morcona

Este icónico espaço confecionou uma nova forma de comer tralheira. Trata-se de uma alheira com ovo de codorniz estrelas e amêndoa crocante.

Coupage 51

Este espaço na icónica Travessa de Cedofeita preparou uma beringela em chips com mel e gana, uma opção ideal para os vegetarianos.

A Fábrica da Picaria

Pode ser comum termos um prego no pão como snack, mas este spot da cidade decidiu fazer a diferença. Para a rota das tapas, oferecem um atum em prego, levemente grelhado no pão artesanalmente feito na casa, com escabeche de cebola caramelizada e wasabi.

Café Ceuta

Localizado na Rua de Ceuta, o espaço pensou numa tapa de bochecha de porco preto com cama de paté de azeitona e mel.

Bira dos Namorados

Este tradicional espaço da cidade traz uma “Desgarrada”. Tratam-se de umas bolinhas de alheira e feta, acompanhadas com molho de mostarda, mel e azeitonas.

Popina

O “Montadito Mediterrâneo” foi criado especialmente para a rota. Trata-se de um pão de massa mãe, esmagada de grão de bico e molho verde, biqueirão e azeitona com pimentos caramelizados, também uma ótima opção para veganos.

Restaurante D. Tonho

Para os apreciadores de peixe, este restaurante da Baixa propõe as “Sardinhas do Nosso Mar”, em azeite virgem com broa de avintes, tomate cherry e molho e piri-piri.

A Rota das Tapas Estrella Damm começou em 2013, em Lisboa. A 16.ª edição também regressa a mais nove cidades do País, sendo Leiria a novidade deste ano, assim como novos restaurantes em Lisboa. As restantes cidades aderentes são Braga, Guimarães, Aveiro, Covilhã, Setúbal, Faro e Ponta Delgada.

“Nesta 16.ª edição da Rota de Tapas Estrella Damm, convidamos todos os amantes de tapas a desfrutarem de um percurso repleto de surpresas gastronómicas. Com a estreia de Leiria e expansão para novos bairros em Lisboa, estamos a oferecer aos portugueses a oportunidade de experimentarem novos sabores num local perto de cada um”, afirma Nádia Franco, brand manager da Estrella Damm.

De seguida, carregue na galeria para conhecer alguns dos restaurantes aderentes, assim como as ofertas que têm permanentemente na ementa.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA