comida

A tarte de chef com fruta da época para impressionar a sogra

É simples, fresca, leve e saborosa. A aposta é de Fábio Bernardino e nunca falha. Não há melhor combinação para as tardes de calor.
É perfeita para esta época.

O calor e o bom tempo só pedem pratos frescos, leves e cheios de fruta. Mas, depois de comê-los, fica sempre aquele desejo de trincar um doce. Por que não juntar as duas vontades e preparar uma única receita que promete cumprir todos os requisitos? É esta a proposta de Fábio Bernardino, o chef português que é um fenómeno das redes sociais.

Trata-se de uma tarte de nêspera, “fruta da época bem boa”, diz à NiT o cozinheiro. O resultado? “Uma sobremesa mesmo saborosa.” E se precisa de mais desculpas para pegar nos ovos e na batedeira, aqui vai: para fazer este bolo, só precisa de oito ingredientes. É até uma excelente atividade para entreter os miúdos naquelas tardes de mais calor.

A sugestão fica pronta em menos de uma hora — e, sim, já estamos a contar com o tempo que demora no forno. Apostamos que tem tudo para surpreender a família, a sogra exigente e os amigos nesta época de tantos convívios. Instagramável e fofa, a tarte conquista-nos de imediato pelo aspeto e pelo aroma ainda antes da primeira garfada.

Do que precisa

Para o molho

— 1 laranja
— 10 nêsperas
— 1 embalagem de massa quebrada
— 50 gramas de amido de milho
— 180 gramas de açúcar
— 500 mililitros de leite ou bebida vegetal a gosto
— 1 colher de aroma de baunilha
— 6 ovos

Como se faz

Comece por abrir as nêsperas ao meio e retire o caroço. Envolve-as com um pouco de açúcar, sumo e raspa de laranja e deixe a marinar durante cerca de cinco minutos para apurar os aromas e não oxidar. Numa taça envolva o leite ou bebida vegetal, com o amido ou farinha, ovos, o aroma de baunilha e o açúcar. De seguida, forre uma tarteira com a massa quebrada e coloque o preparado anterior. Junte as nêsperas uma a uma por cima. Por fim, leve ao forno a 180 graus por cerca de 30 a 40 minutos.

Professor, consultor gastronómico, organizador de eventos e influencer. São várias as profissões que podem ser atribuídas a Fábio Bernardino (34 anos), nome e rosto conhecido, sobretudo, pelos espetadores fiéis de “A Nossa Tarde”, programa da RTP1, apresentado por Tânia Ribas de Oliveira, onde é chef residente. Aproveite e leia o artigo para conhecer melhor a história do cozinheiro que não quer ter um restaurante e que continua a provar que é possível cozinhar com pouco.

A seguir, carregue na galeria para conhecer outras receitas, perfeitas para fazer em poucos minutos. Estas têm o chocolate como protagonista.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA