É indiscutível que não há nada como comida de conforto nos dias mais frios e chuvosos do ano. E é precisamente isso que o Astória, restaurante do hotel portuense InterContinental, sugere enquanto não chega a mudança de estação.
Inserido no icónico Palácio das Cardosas, em pleno coração do Porto, este restaurante segue uma linha de portugalidade contemporânea, onde os sabores mais tradicionais são intensificados com combinações improváveis para criar uma experiência única. Em fevereiro de 2023, o espaço ganhou um novo chef, Vítor Santos, que veio redefinir as experiências gastronómicas do espaço, aberto ao pequeno-almoço, almoço e ao jantar.
Apesar dos grandes protagonistas serem os pratos do chef que misturam o que há de melhor nas cozinhas mediterrânicas e portuguesas, a decoração não deixa ninguém indiferente. O ambiente é acolhedor e elegante, conseguindo equilibrar uma decoração de requinte com momentos de descontração. Não só no verão, mas sempre que o bom tempo o permitir, o restaurante conta com uma esplanada com vista para a animada Praça das Cardosas.
Seja qual for o momento de refeição, a ocasião ou o ambiente escolhido — interior ou exterior —, o Astória é o local ideal para bons momentos de convívio à mesa. A proposta do chef Vítor assenta na cozinha tradicional portuguesa, apostando em produtores locais. “A minha vinda para o Astória foi um completo desafio, que passava principalmente por reavivar um bocadinho o restaurante”, admite à NiP.
O desafio foi aceite e levado mais além, porque o cozinheiro não só é autor de uma carta com uma grande variedade de pratos, com criativas combinações que agradam a todos os foodies, como também é responsável pela criação dos mais variados menus.
“Quando os dias arrefecem, a nossa proposta passa essencialmente por dois programas imperdíveis para aquecer o corpo e a alma. Temos um novo menu executivo com bufete de sopas e o nosso icónico brunch de fim de semana que, agora, homenageia os tradicionais sabores portugueses. São propostas com sabor a casa e menus ideais para quem procura experiências gastronómicas tradicionais e requintadas”, defende.
Durante os dias da semana, o restaurante propõe o menu Warm Up Winter. Esta proposta é composta por dois menus distintos que vão sendo intercalados. Ambos incluem bufete de três sopas, destacando-se sabores como o creme de tomate assado, o caldo verde ou creme de abóbora com amêndoas tostadas.
Para acompanhar as sopas, o chef fez uma seleção de pratos principais pensados para agradar a todos os gostos. Destaca-se o risotto de cogumelos, a picanha com batata gratinada e demi-glace ou a corvina com puré de couve flor. Para o momento doce, as escolhas recaem no cheesecake basco, na mouse de chocolate ou na panna cotta de limão. O menu inclui ainda água e café e custa 25€ por pessoa.
Já para as famílias que não dispensam um saboroso (e instagramável) brunch ao fim de semana, o chef decidiu juntar esta tendência aos tradicionais pratos portugueses. Este menu está disponível apenas aos sábados e domingos, entre as 12h30 e as 15 horas.
Por enquanto, a grande aposta do restaurante é aliar o melhor dos dois mundo. Por isso, no brunch vai estar disponível o famoso cozido à portuguesa, prato que melhor representa o conforto da cozinha nacional.
Além do cozido, o brunch oferece uma variedade de opções como saladas frias, tábuas de queijos e enchidos, croquetes de alheira com mel e maça. Na estação dos doces há opções como brownie de chocolate ou tiramisù. Um brunch nunca está completo sem ovos e por cá encontra opções como ovos mexidos ou benedict, preparados na hora.
O brunch custa 38€ por pessoa, com bebidas à parte. Os miúdos até aos cinco anos não pagam. Dos seis aos 12 anos, só pagam metade. Carregue na galeria para conhecer o espaço e as propostas. A estação de metro dos Aliados e de São Bento ficam a poucos passos do InterContinental Porto.
Carregue na galeria para conhecer o espaço e as propostas.