comida

Cervejeiros avisam: este verão poderá haver falta de cerveja

Na Alemanha, os pequenos produtores estão com dificuldades em conseguirem garrafas para escoarem a bebida.
Os pequenos produtores são os mais afetados.

O alerta é deixado pelo setor cervejeiro: este verão poderá haver falta de cerveja na Alemanha. O país está com dificuldade em comprar garrafas para conseguir escoar os litros de cerveja já produzidos. Os pequenos e médios produtores serão os mais afetados.

“Vamos ter escassez de produto, o mais tardar durante o verão. A situação está a ameaçar o mercado de cerveja na Alemanha”, explicou Holger Eichele, diretor executivo da federação de cervejarias alemãs, ao jornal “Bild”.

Em causa está o aumento dos custos de produção das garrafas de vidro e os problemas logísticos relacionados com a sua distribuição. O custo da energia tem subido e aumento do preço destes recipiente também.

“Quem não tem contratos a longo prazo está a pagar mais 80 por cento por novas garrafas de vidro, em relação ao que custavam há um ano. Algumas cervejeiras já estão a ficar ameaçadas e podem ficar sem garrafas em breve”, continuou Eichele.

O diretor executivo aconselhou ainda os consumidores a devolverem as garrafas vazias o mais rápido possível para permitir que sejam recicladas mais depressa. 

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA