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Diga adeus ao vinho do Porto. Há um novo gin que promete ser a sua próxima obsessão

A bebida à moda do Porto está a conquistar os maiores apreciadores estrangeiros. Agora, é a vez da cidade que lhe deu nome.

Provavelmente, ainda não deve ter ouvido falar deste gin, porque só vai ser apresentado ao público esta sexta-feira, 24 de novembro. Na verdade, a marca foi lançada em 2021, quando em abril desse ano, a London Spirits Competition 2021 apresentou os vencedores de uma das maiores competições internacionais de bebidas espirituosas.

Entre centenas de garrafas numa prova cega, houve um nome que se destacou e foi eleito por jurados de todo o mundo para a medalha de prata, conquistando 87 pontos. Ainda assim, o processo de elaboração desta bebida já remonta ao ano de 2017. 

“Há seis anos tive vontade de fazer um gin porque estava na moda, toda a gente falava desta bebida e achei que era capaz de criar um. Mas não queria fazer por fazer, queria criar algo realmente bom e que pudesse destacar-se no mercado”, começa por contar à New in Porto Joaquim Granja, fundador da marca e empresário da área da restauração da cidade.

Ao contrário do que acontece com a maioria dos gins, este contém na sua composição 12 botânicos destilados individualmente. “Amadureci a ideia aos poucos, fui até Londres buscar os melhores especialistas da área para criar a base tal e qual como tinha imaginado. Fiz o registo europeu e foi assim que nasceu este gin floral com um fim de boca cítrico, um dos sabores mais apreciados por quem a bebe”, explica o empresário de 60 anos.

Pela primeira vez, existe um gin que incorpora o espírito da cidade do Porto. Our Gin é duplamente espiritual, isto é, uma bebida espirituosa diferente, que traduz a essência de um povo e a grandeza de uma terra que pelo rio se fez ao mundo e, por outro lado, as pontes que se criam na partilha deste espírito, patentes na união das duas margens (Porto e Vila Nova de Gaia).

Esta dualidade também está presente na própria apresentação da garrafa que, mais uma vez, não se assemelha à simplicidade que estamos habituados a ver no mercado. A garrafa é em vidro pirogravado, custa 38€ e é associada a um consumo mais jovem e descomprometido. Já a versão premium custa 43€, e nela é utilizada ainda tecnologia de gravação a laser que permite, na hora, colocar nomes ou datas na garrafa, tornando este gin num ótimo presente para aquele amigo apreciador deste tipo de bebidas.

Como o objetivo é destacar-se no mercado com um produto que celebre a portugalidade, Joaquim criou mais uma série de garrafas, as mais luxuosas do mundo, a que deu o nome de Filigree: a união da bebida à arte filigrana. “A junção destes dois universos foi uma ideia que surgiu quase do nada”, revela o empresário acrescentado: “Sabendo que é uma arte fantástica, aborrecia-me só estar ligada aos famosos corações. Sendo tão antiga e importante, sentia a necessidade de combinar as duas coisas”.

Porém, só poderá ser possível apreciar esta arte da filigrana no novo espaço do fundador da marca no Ateneu Comercial. Nele, pode ainda encontrar uma garrafa de água com um protótipo feito para a Louis Vuitton. Trata-se de uma garrafa da cristal isenta de chumbo, com um rótulo diferente dos habituais. “Inovámos ao ponto de sermos os únicos a termos como rótulo uma libelinha suspensa, feita com filigrana. Gostamos de ir para além dos normal e acrescentar valor até nos rótulos banais”, acrescenta.

Esta arte não se fica só pela bebida, mas estende-se também à música. Na sala, que parece que nos leva numa viagem no tempo entre tons dourados e vermelhos, até os cafés antigos do Porto da Belle Époque, poderá espreitar uma viola, uma guitarra e um cavaquinho, todos feitos no mesmo material. 

Apesar da Our Gin contar com pouco tempo de vida, já foram vendidas algumas unidades, sobretudo para os Estados Unidos da América, Dubai ou China. Joaquim espera que o seu novo espaço no Ateneu Comercial, que tem o mesmo nome que a garrafa, se transforme num local de encontro, onde as pessoas podem apreciar esta arte, experimentar este gin à moda do Porto e também um vinho do Porto exclusivo, da marca Messias.

No caso dos estabelecimentos comerciais também há uma opção de garrafa de três litros onde sobressai uma pequena torneira que facilita a extração do líquido. Pode comprar o Our Gin diretamente no bar com o mesmo nome, no Ateneu Comercial ou no restaurante de Joaquim Granja, Fish Fish, um espaço com 600 anos, recuperado, na zona da Ribeira. Para deslocar-se até ambos os spots, saiba que as estações de São Bento e dos Aliados ficam a poucos metros.

De seguida carregue na galeria para descobrir mais detalhes sobre o Our Gin.

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FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua de Passos Manuel, 44
    4000-381 Porto
  • HORÁRIO
  • De terça-feira a sábado das 14h às 23h
  • Encerra ao domingo e à segunda-feira
PREÇO MÉDIO
Entre 10€ e 20€
TIPO DE COMIDA
Bar, Wine shop

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