Quando o assunto é comida, há uma divisão eterna entre quem prefere doces e quem gosta mais de salgados. Isto leva a que encontremos muitas vezes espaços que se dedicam a vender apenas alguns doces como croissants ou gelados ou salgados como cachorros ou hambúrgueres.
Muitos destes negócios que vendem apenas um produto — ainda que com várias receitas ou variantes — nascem da paixão dos seus criadores por essa comida. Foi precisamente o que aconteceu com Os Croquetes, o novo spot do Porto que abriu em agosto e se dedica, como é fácil de perceber, aos croquetes.
“Sou muito fã de salgadinhos e os croquetes são para mim uma perdição”, revela à New in Porto um dos sócios do projeto, Pedro Morais.
A ideia surgiu há algum tempo mas, como acontece em tantos casos, foi ficando sempre na gaveta. Com a pandemia, o gestor de apartamentos para estudantes ficou com mais tempo livre e isso fez ressuscitar o sonho de ter este negócio monoproduto. Desafiou os dois amigos — e sócios — Duarte Silva e Martim Coutinho, ligados, respetivamente, às áreas do alojamento local e da restauração e assim começou tudo.
Foi mais ou menos há um ano que falaram de tudo isto, no início da pandemia, mas com o desconfinamento o projeto acabou por ir ficando para trás na lista de prioridades. Quando chegou o segundo confinamento, em janeiro, decidiram então que estava na hora de avançar e realmente dar forma àquilo que viria a ser Os Croquetes.
Mesmo que a altura não parecesse a mais favorável para apostar na restauração, decidiram avançar. Não queriam uma loja de rua porque preferiam apostar numa zona mais movimentada e por isso pensaram primeiro no Mercado do Bolhão. Como já não havia essa hipótese, o Mercado do Bom Sucesso surgiu como uma boa alternativa.
“Sou do Porto e conheço bem a zona do Mercado [do Bom Sucesso]. Soube que a gestão do local mudou, tive uma reunião com eles, acreditei no projeto e achei que era uma boa oportunidade para arriscar”, diz Pedro.
O que vai encontrar neste novo espaço é um produto de qualidade, com receitas próprias e uma produção artesanal. A ideia é que pareça mesmo aquele prato que faziam as mães e as avós. A grande diferença para outros locais também famosos pelos seus croquetes é que aqui o produto é feito no forno em vez de frito.
Cada croquete custa 1,40€ e há oito variedades à escolha: leitão com molho pimenta, alheira de caça e grelos, bacalhau com chouriço alentejano, camarão selvagem com coentros, atum com tomate seco, vegetais da época e ainda dois do mais pedidos, o tradicional de carne de vitela selecionada e o de queijo de cabra com cebola roxa caramelizada.
Para ajudar a criar bons snacks ou refeições, tem as opções de menus, como um croquete e uma bebida (2,50€) ou três croquetes e uma bebida (5€). Se preferir algo mais composto, tem o menu come a sopa (5,50€), com sopa, dois croquetes e bebida; o menu no pãozinho (6,50€), composto por dois croquetes no pão, batata doce e uma bebida; e o menu prato & talheres (7,50€), com três croquetes, dois acompanhamentos e uma bebida.
Os acompanhamentos disponíveis são batata doce, arroz, salada e sopa caseira. Por sua vez, nas bebidas pode optar entre limonada feita na hora, chá frio de maçã e canela, cerveja, refrigerantes ou água.
Quem não tem grande tempo para esperar ou prefere cozinhar em casa tem ainda a hipótese de levar os croquetes já prontos em doses de seis (8€) ou 12 unidades (15€) ou então levá-los congelados para cozinhar quando quiser, também em versões de seis (7€) ou 12 unidades (13€). Além do espaço físico no Mercado do Bom Sucesso, pode pedir para entregar através das plataformas de delivery como a Takeaway, a Glovo e brevemente a Uber Eats.
No futuro, há várias receitas novas já pensadas que podem juntar-se à carta, bem como algumas mais sazonais que podem ir aparecendo. O passo seguinte será abrir uma nova loja em Lisboa.