comida

Em dezembro, há mais de 100 vinhos para provar em Lisboa e no Porto

O Trás-os-Montes em Prova vai ter rótulos de produtoras como a Casa do Joa, Encantos da Quinta, Encosta de Vassal e Flandório.
O evento que todos queriam.

Duas dezenas de produtores e 120 vinhos da região de Trás-os-Montes. Vai ser assim o evento favorito dos enófilos que chega a Lisboa a 9 e 10 de dezembro, e ao Porto a 16 e 17 do mesmo mês.

Na capital, o festival decorrerá entre as 15 e as 20 horas no Marriott Hotel, enquanto na cidade do Norte terá lugar no mesmo horário no Crowne Plaza, localizado em plena Avenida da Boavista.

Em ambas as cidades, aos produtores vinícolas vão dar a conhecer as suas propostas das diferentes sub-regiões (Chaves, Valpaços e daquela zona do País que, para muitos, tem alguns dos melhores rótulos do mundo. Todos são bem-vindos, desde os profissionais da indústria àqueles que são apenas fãs da bebida.

Opções de vinhas velhas, de montanha e de outros terroirs de altitudes mais baixas, de castas autóctones raras (como a Bastardo e a Tinta Amarela) são algumas das propostas que lá vai poder provar.

Casa do Joa, Encantos da Quinta, Encosta de Vassal, Flandório, Marimbelo, Mont’alegre Vinhos, Olivia’s Winery, Palmeirim D’Inglaterra, Quinta de Arcossó, Villela Seca, Vidago Villa e Quinta Valle Madruga são algumas das empresas que vão marcar presença.

“Trás-os-Montes tem-se afirmado, pela sua tradição e história, no panorama vitícola português. Pequena, rica e muito sui generis no setor, a região é crescentemente reconhecida pela diversidade dos seus solos, xistosos e graníticos, que dão origem a vinhos absolutamente incríveis, quase sempre disponíveis em reduzidas quantidades e com elevada qualidade, que espelham bem a complexidade da região e de um terroir único, no panorama nacional.” afirma Ataíde Pavão, presidente da Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes.

Os bilhetes já estão à venda e custam 10€, tanto no Porto como em Lisboa. À entrada vai receber um copo da Schott Zwiesel.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA