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Esqueça os bombons, este ano a mesa de Natal vai ter línguas de gato

Para celebrar os 90 anos da marca, a Arcádia apresenta quatro novos sabores desta especialidade.
Tradição com sabor a chocolate.

O Natal é uma das épocas do ano mais aguardadas pelas famílias. Afinal de contas, é uma altura em que todos se reúnem à mesa e oferecem os presentes mais originais. Existem tradições, que são adaptadas em cada casa, assim como hábitos, que vão passando de geração em geração. Um exemplo disso são as línguas de gato da Arcádia que, desde 1933, ano de fundação da marca, adoçam as casas de todo o País.

Há 90 anos, o número 63 da Praça da Liberdade, no Porto, viu nascer a primeira loja da Confeitaria Arcádia. Ao longo de quase um século, a marca tem servido reis e rainhas, escritores, poetas, pintores e outras personalidades vindas de todo o mundo. Para assinalar a data, a marca reinventa o seu produto mais icónico: as línguas de gato. O lançamento está marcado para esta segunda-feira, 6 de novembro. Existem quatro novos sabores para acompanhar este doce: café, manteiga de amendoim, caramelo salgado e creme de avelã.

O objetivo desta edição é juntar a tradição e a inovação num só produto. A embalagem tem cores associadas a cada sabor, sendo consideradas cores modernas e atuais, como o laranja. Já o tipo de letra utilizado remete para o lettering, presente na fachada da primeira loja da marca, na Rua do Almada, que ainda se mantém até hoje. Por outro lado, a embalagem atual é mais simples, moderna e elegante comparada com a embalagem utilizada na década dos 40.

“Tivemos o cuidado de preparar a imagem, embalagem, sabores mais trendy e outros aspetos importantes, para que o produto final não desloque a tradição da Arcádia. O lettering das caixas é o lettering da fachada da primeira loja da Arcádia, por exemplo, estamos sempre à procura desta simbiose entre o tradicional e a inovação”, conta à NiP, Francisco Bastos, atual administrador da marca, acrescentando: “Num ano tão importante para a Arcádia, fazia todo o sentido reinventarmos um dos nossos clássicos. As línguas de gato nasceram com a nossa marca e ganham agora um novo capítulo na nossa história. Fruto da constante inovação na Arcádia, conseguimos agora modernizar este produto com sabores que irão, com certeza, conquistar os nossos clientes, respeitando o nosso ADN e mantendo a qualidade de produção que nos caracteriza. Este é, definitivamente, um produto onde tradição e modernidade se encontram”.

Chocolates com recheio não é algo muito inovador, mas numa língua de gato é, sobretudo, pelo tamanho e a própria grossura deste doce, que não permite um recheio em grande proporção, sendo este um dos maiores desafios com que a marca se depara ao longo de, pelo menos, dois anos, tempo que tem demorado todo este processo de análise, estudo, tentativa e erro.

“Quanto aos sabores, já foram trabalhados noutras linhas, como as tabletes, e acabam por puxar por esse jogo de misturar o tradicional com a inovação. A manteiga de amendoim e o caramelo salgado são dois sabores que são muito bem aceites no mercado, seja em bolachas ou sobretudo em gelados. Já o café é mais tradicional e está direcionado para um nicho de mercado. O creme de avelã acaba também por ser um clássico e consegue chegar a um grupo mais jovem”, explica.

As línguas de gato já se encontram à venda online e nas lojas Arcádia, por 12,50€ pela embalagem de 160 gramas, que equivale a 20 línguas. Com mais de 40 lojas em todo o País, a Arcádia procura, produto atrás produto, associar a qualidade da sua tradição às exigências dos tempos atuais, para conseguir trazer produtos que para além de satisfazer alguma falta no mercado, se tornem indispensáveis nos momentos mais especiais.

Carregue de seguida na galeria para conhecer este novo produto e como tem evoluído ao longo dos anos.

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