comida

Essência do Vinho regressa ao Porto com mais uma feira sobre enoturismo

A cidade vai receber a celebração dos 20 anos do maior evento de vinhos do País, bem como a segunda edição da Travel Week.
Copos ao alto

Em 2024, a Essência do Vinho celebra um marco importante: vinte anos do maior evento de vinhos do país. A comemoração também será marcada pela segunda edição da iniciativa Travel Week, inaugurada em 2023.

A feira de enoturismo regressa ao Palácio da Bolsa, no Porto, entre os dias 18 e 25 de fevereiro, na antecâmara do evento que voltará a reunir centenas de produtores e milhares de referências vínicas.

O ano passado, a Wine Travel Week reuniu mais de cem operadores, regiões de turismo e organizações ligadas ao vinho e à gastronomia de países como Espanha, Japão, África do Sul, França e, claro, Portugal. Durante uma semana, produtores, promotores e empresários poderão estreitar laços e abrir portas a novas oportunidades, num evento apoiado pelo Turismo de Portugal.

Em 2024 a iniciativa irá passar por vários locais emblemáticos da cidade, do World of Wine ao Museu Nacional Soares dos Reis, ao duplamente estrelado Casa de Chá da Boa Nova onde será realizado um dos vários almoços e jantares de apresentação. Como convidada especial está a região espanhola de Castela e Leão.

Em simultâneo, surge também a iniciativa Gosto do Porto, que procura enaltecer a cidade, os seus produtores, restaurantes e vinhos. “Ao todo, 50 restaurantes, lojas e bares que oferecem boa comida, uma carta de vinhos eclética e que proporcionam a tão autêntica hospitalidade nortenha. Das mesas mais tradicionais aos estrelas Michelin, a ideia é promover os produtos da região, a restauração portuense e os wine bars, aproveitando o pretexto de o Porto ser nesses dias uma espécie de capital europeia do enoturismo, do vinho e da gastronomia”, explica Nuno Guedes Vaz Pires,

Já a Essência do Vinho arranca a 22 de fevereiro e prolonga-se até dia 25. Como tem sido habitual, os quatro dias irão reunir centenas de produtores que irão apresentar alguns dos seus melhores vinhos. Haverá também espaço para provas especiais, comentadas por viticultores e especialistas.

“Parece ter sido ontem, mas tudo começou em 2004. O evento que revolucionou a forma de apresentar e comunicar os vinhos portugueses ao público está a celebrar 20 anos e a ultimar uma das melhores programações de sempre, que será detalhada nos próximos dias e apresentará um conjunto memorável de momentos, o TOP 10 Vinhos Portugueses por um painel internacional de jurados; The Room Experience, a rara oportunidade de provar os vinhos mais exclusivos de 20 das grandes famílias mundiais do vinho; provas comentadas, harmonizações e masterclasses; 4.000 vinhos de mais de 400 produtores”, refere a organização.

Os bilhetes já estão à venda na bilheteira online e custam 25€ por dia e por pessoa.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA