comida

Fãs de literatura, vem aí um jantar às cegas em homenagem a José Saramago

O restaurante Blind celebra os 25 anos da atribuição do Prémio Nobel ao escritor português esta quinta-feira, 2 de novembro.
Uma experiência intimista.

José Saramago é um dos grandes nomes da cultura nacional e o primeiro e único escritor de língua portuguesa a ser galardoado com o Prémio Nobel da Literatura. No ano em que se celebram os 25 anos da atribuição do Prémio Nobel ao autor português, o Blind, restaurante do Torel Palace Porto, volta a celebrar a vida e obra do escritor durante um jantar literário, numa noite de tertúlia, alta gastronomia e com uma convidada especial: Ana Saramago, neta do autor e curadora da Fundação José Saramago.

O encontro está marcado para esta quinta-feira, 2 de novembro, às 19h30. A viagem começa na Florbela Pâtisserie, onde serão lidas várias passagens marcantes de obras do autor. Já pelas 20 horas, o serão continua à mesa do Blind, que volta a ser palco de uma experiência gastronómica intimista.

A harmonização dos pratos será feita com as referências da El Grifo, a adega mais antiga das Ilhas Canárias, estabelecida em Lanzarote. Neste campo, o vinho José Saramago — um tributo ao escritor — foi lançado no final de 2021 para celebrar o seu centenário e será, eventualmente, o protagonista da noite.

O interior do espaço.

Desde sempre, que o restaurante Blind mantém a analogia à obra “Ensaio Sobre a Cegueira”, de José Saramago, premissa novamente reforçada nesta iniciativa, que promete desafiar os sentidos e recordar o legado português.

Com apenas 18 lugares disponíveis, a Blind Experience (“experiência à cegas”, traduzido em português), conta com a criatividade do chef anfitrião, Vitor Matos. A participação custa 155€ com a harmonização vínica incluída, não sendo possível a adaptação dos pratos em versão vegetariana.

As reservas e o pagamento antecipado deverão ser efetuados através do email info@nullblind.pt ou pelo contacto 226 001 580. Se quiser ir ao jantar, saiba que a estação de metro dos Aliados fica próxima do hotel.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA