Nem todos os museus são aborrecidos e cheios de antiguidades. Há um novo museu-vivo que vai querer conhecer. O Conservas Pinhais Factory Tour fica em Matosinhos e deverá abrir em outubro.
Situado no histórico edifício da Fábrica Pinhais, na Avenida Menéres, classificado como edifício de Interesse Municipal desde 2020, mantém a traça arquitetónica original. Numa espécie de museu-vivo e interativo, é pioneiro no que diz respeito à indústria conserveira e junta no mesmo espaço a fábrica e as suas conhecidas marcas Pinhais — que fez 100 anos no ano passado — e Nuri. A ideia é que esta seja uma experiência imersiva sobre todas as fases do processo ao vivo.
Visto que este é um projeto que pretende não só preservar e valorizar a indústria conserveira mas também promover o turismo nacional e internacional, o investimento é de três milhões de euros. Desde o início que este conceito tem o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.
“Este projeto apresenta características únicas no setor do turismo industrial, será um Museu-Vivo com uma dinâmica muito própria e grande ligação às tradições de Matosinhos. A autarquia entende ser um equipamento estratégico e de grande valia para o desenvolvimento económico da região”, diz a autarca, Luísa Salgueiro.
As visitas ao museu serão acompanhadas por mediadores culturais que darão a conhecer o passado da Pinhais e de todas as suas marcas, como a Nuri, a mais conhecida internacionalmente. No final, vai poder provar algumas das conservas produzidas e ainda passar pela loja, onde é possível encontrar alguns artigos de colecionador.
“A visita permitirá conhecer uma das mais antigas fábricas em atividade, conhecendo um espólio diversificado que faz parte da história do processo produtivo artesanal, mergulhar na história da empresa e da indústria conserveira, através de conteúdos digitais exclusivos, e participar no processo de empapelamento (embrulhar as latas segundo as técnicas das artesãs da empresa)”, explicam ainda.
Numa fase mais avançada, o museu receberá outras atividades como exposições temporárias, workshops ou ações pensadas pelos serviços educativos. Sempre com o objetivo de ser inclusivo e chegar a diferentes pessoas e faixas etárias.
“Este projeto que nos permite a comunicação da nossa cultura e herança conserveira é um sonho concretizado para o mais precioso dos nossos ativos, as pessoas que aqui trabalharam desde sempre e que compõem a família Pinhais. É também uma homenagem às diferentes gerações da mesma família que marcam o percurso da empresa nos últimos cem anos. Tudo na Pinhais respira autenticidade, tradição e qualidade, desde o edifício histórico, passando pelo método de produção (que se traduz em conservas inigualáveis) e culminando no mais importante, a família das Conservas Pinhais nos seus 146 colaboradores que dominam e preservam vivo um processo artesanal praticamente extinto no mundo”, sublinha a diretora de marketing da Pinhais, Patrícia Sousa.