A cultura asiática, as suas séries, o K-pop e tudo o que possa ser visualmente atrativo estão cada vez mais na moda. Um desses exemplos é o bubble tea. As famosas bolinhas de tapioca fazem sucesso entre o mais jovens — e não só — e têm aberto no Porto vários spots especializados nessa área.
Um dos mais recentes é o Popchaa, cujo nome vem da junção entre a pequena explosão das bolinhas e o chá que está na base da bebida. A ideia surgiu porque a sua criadora, Colette, é uma grande fã de bubble tea e não conseguia encontrá-lo no Porto. Francesa mas com raízes familiares também chinesas, Colette, de 28 anos, está ligada ao marketing digital e, por isso, a maioria do trabalho que faz é remoto. Estava a morar na Suíça e queria experimentar viver durante algum tempo noutro local. Em 2020 visitou o Porto e apaixonou-se pela cidade.
“Gosto que tenha algumas montanhas à volta mas também esteja ao lado do oceano e do rio, gostei muito do clima e das pessoas, é uma cidade muito internacional mas mais pensada para famílias do que Lisboa, acho. O meu trabalho é remoto, queria arranjar um local para viver durante uns tempos e no início era para ser apenas um ou dois meses, mas depois realmente gostei, fiz amigos, conheci o meu namorado e já cá estou há mais de um ano”, conta à New in Porto.
Quando decidiu mudar-se para a cidade, procurou espaços onde pudesse beber o seu habitual bubble tea, mas na altura não havia quase nada dedicado a esta bebida no Porto. Foi aí que começou a pensar melhor no assunto.
“Procurei no Google e não conseguia encontrar nenhum sítio que tivesse o bubble tea como gosto, com leite e a verdadeira tapioca que bebi em Taiwan. Então pensei que seria uma boa oportunidade porque não havia nenhum espaço de bubble tea no Porto e tem muito sucesso noutras cidades, por isso as pessoas iriam adorar. Também queria poder beber bubble tea no Porto, por isso é que surgiu a ideia.”
Assim, aproveitou esta vontade de poder tomar a sua bebida favorita para criar um negócio físico, algo que também estava nos seus planos. Com um trabalho muito virado para o digital, sentia a necessidade de ter algo onde pudesse contactar com pessoas de forma real e não apenas virtual. Foi assim que nasceu o Popchaa, aberto desde 6 de agosto.
“O conceito é oferecer felicidade às pessoas partilhando com elas o melhor do bubble tea. Podem escolher várias combinações, é para pessoas urbanas, podem tirar fotografias cheias de cor, apostamos no bom sabor e bom serviço”, explica.
É mesmo isso que vai encontrar na loja. Aqui é possível criar o seu bubble tea de raiz com todos os ingredientes que desejar. Os preços são de 3,90€ para o copo S, 4,30€ para o M e 4,70€ para o L. A partir daí, comece por escolher a base — que pode ser de chá preto, chá de jasmim ou sem chá —, depois os sabores entre algo mais virado para o leite, como matcha, chocolate, Oreo ou taro ou então sabores mais frutados como morango, líchia, maracujá ou manga.
No final, só precisa de escolher as bolinhas que prefere, que podem ser as tradicionais de tapioca ou com sabores. Há ainda extras (0,50€) que pode colocar como leite de soja ou de aveia, chantilly ou caramelo.
Quem não quiser pensar muito ou não tiver tanta experiência com a bebida e preferir uma sugestão segura, há vários signature bubble teas para experimentar. Pode pedir o tiger brown sugar, o matcha morango, o coco manga, o chai latte ou o caramel latte.
Não se preocupe se é mais fã de café do que de chá porque aqui também há opções de bubble coffee, cujas bolinhas — ou bobas — são sempre de tapioca. Há o iced coffee, o moca, o cappuccino e o dalgona coffee. Neste caso, o copo S custa 2,90€, o M fica por 3,40€ e o L por 3,90€, sendo que nos dois últimos sabores acresce 0,50€. Os extras são os mesmos do bubble tea.
Até ao momento, o Popchaa está a fazer sucesso, sobretudo entre os mais jovens, que gostam de partilhar os seus copos coloridos nas redes sociais. Há até alguns clientes mais regulares, que tornaram o bubbble tea parte da sua rotina. “As pessoas gostam, mesmo que não conheçam, é algo fácil de incluir na rotina”, diz Colette.
Para o futuro, a ideia passa por incluir no menu alguns snacks de comida de rua asiática, que deverão chegar no final do mês. “Se correr bem, gostávamos de expandir para outras cidades em Portugal e talvez no estrangeiro”, remata.
Quem manda nisto tudo?
Nome: Colette
Idade: 28
Bebida favorita: Taro milk tea
Guilty pleasure: De França, os queijos, e da Ásia os dumplings
Convença-nos a visitar o espaço: “O nosso espaço é muito acolhedor e vão ser sempre bem-vindos como membros da família. A nossa tapioca é fresca e o leite também, temos opções vegan, sem glúten e um menu longo”.
Carregue na galeria para descobrir mais detalhes sobre o Popchaa.