comida
NEW iN ROCKWATTLET'S ROCK

comida

Já conhecemos os 6 chefs portuenses apurados para a etapa regional do Chefe do Ano

Trata-se da 35.ª edição da competição que anualmente desafia cozinheiros profissionais a mostrar o seu trabalho.

Um pouco por todo o mundo, os chefs são conhecidos por trazerem experiências multisensoriais ou levar-nos de volta à nossa infância, à comida das nossas avós, tias ou mães. Pois bem, dos mais ousados aos tradicionais, os grandes cozinheiros nacionais preparam-se para mostrar o seu trabalho perante os seus pares.

Anteriormente conhecida como Chefe Cozinheiro do Ano, a competição é a maior e mais antiga dedicada à cozinha para profissionais e celebra, em 2024, a sua 35.ª edição. Com um passado histórico, o concurso Chefe do Ano é o culminar do melhor que se faz no nosso País, na área da cozinha, sempre com a valorização dos produtos portugueses em mente.

A competição contribui para a existência do Clube Chefe do Ano, existente desde a primeira edição do concurso nacional, em 1990. Pertencem ao clube todos os concorrentes apurados para a final, elementos do júri, parceiros institucionais, patrocinadores (no ano em que vigora o patrocínio) e membros honorários, nacionais e internacionais.

O atual presidente do clube é Jeferson Dias, que passará o título ao próximo Chefe do Ano. A organização já divulgou os 18 finalistas apurados à etapa regional, dois quais seis são portuenses.

O desafio é dirigido a todos os profissionais residentes em Portugal, com mais de 25 anos ou mais de cinco anos de experiência profissional comprovada. Os concorrentes vão ter de apresentar um menu composto por uma entrada de peixe ou marisco, prato vegetariano, opção de carne e sobremesa com maçã de Alcobaça. Em todos os pratos é ainda obrigatória a utilização de limão.

A Etapa Regional Norte vai decorrer na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto no próximo dia 10 de abril, quarta-feira. Os concorrentes apurados são Diogo Novais Pereira, do restaurante Porinhos, em Braga; João Carvalho, do World of Wine, em Vila Nova de Gaia; João Costa, do Euskalduna Studio, no Porto; Jorge Bolite do The Yeatman, em Vila Nova de Gaia; Pedro Dias do Culto ao Bacalhau, no Porto e; Vítor Miranda, do Pena Park Hotel, em Vila Real.

Além da etapa do norte, realiza-se ainda no centro do País, na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril a 17 de abril, com mais seis concorrentes e ainda a 23 de abril, a etapa do sul e ilhas, na Escolha de Hotelaria e Turismo de Portimão com os restantes seis concorrentes.

Cada etapa conta ainda com concorrentes suplentes, sendo estes Tiago Rocha do hotel Octant Douro em Castelo de Paiva; Thiago Moura do hotel Feel Viana em Viana do Castelo; Miguel Silva do hotel Octant Lousã e; Helena Castro do restaurante Espaço Verde em Braga. O júri responsável por avaliar as provas será presidido por António Bóia, chef de cozinha do JNcQUOI, em Lisboa. Os apurados vão encontrar-se na final, a realizar-se em Lamego no início do verão.

Ao longo destes 35 anos, já ganharam o título de Chefe do Ano grandes nomes como Vítor Matos do restaurante portuense com duas estrelas Michelin, Antiqvvm; António Loureiro, do restaurante com uma estrela Michelin, A Cozinha; Henrique Sá Pessoa, do restaurante com duas estrelas Michelin, Alma; João Rodrigues, responsável pelo Canalha e o Projeto Matéria; Luís Gaspar, responsável por Sala de Corte, Brilhante e Pica-Pau; Ana Magalhães e mais recentemente, Jeferson Dias, do Palmares Ocean & Living Resort.

ARTIGOS RECOMENDADOS