O plano de operação da Auchan nos supermercados Mini Preço já está em marca. A retalhista francesa vai fazer dos supermercados da marca espanhola um franchisig, por isso, numa primeira fase vai apenas gerir os espaços e incluir produtos próprios no catálogo. Os primeiros já começaram a chegar às lojas durante este mês de agosto.
Queijo Mozzarella e Manteiga Magra, ambos da marca própria Auchan, fazem agora parte dos produtos à venda no Mini Preço. Os artigos estão assinalados online como novidade e disponíveis para compra. Esta medida faz parte do plano estratégico montado pela cadeia francesa, em que as duas empresas manterão a atividade em paralelo, com as mesmas lojas e pontos de contacto. As políticas e alterações serão implementadas de forma gradual.
Com este negócio, o grupo Auchan quis reforçar o posicionamento no setor e ampliar a rede de lojas no mercado de proximidade e franchising. Por outro lado, o Grupo Dia apostou em sair deste mercado para se centrar no seu foco estratégico: a distribuição alimentar de proximidade nos países onde tem uma posição de relevância e a ambição de ser a loja de bairro e online favorita dos clientes.
“Como demonstram os resultados, entramos numa fase de consolidação do crescimento e o nosso objetivo é que a Dia se concentre nos países onde tem potencial de crescimento. Para isso é necessário enfrentar o cenário atual e simplificar o perímetro do Grupo Dia”, explicou na altura Martín Tolcachir, diretor executivo do Grupo Dia. “A decisão de vender o nosso negócio em Portugal não foi fácil, mas é a acertada para centramos os nossos esforços nos mercados onde somos mais relevantes e temos capacidade de crescer com uma única insígnia, Dia.”
Além das 489 lojas, o perímetro da operação inclui três armazéns, bem como os contratos, licenças e ativos necessários para a operação. O acordo garante ainda a integração dos 2.650 colaboradores do Minipreço.
“Esta aquisição representa uma forte aposta da Auchan, ao juntar a sua experiência de mais de 50 anos de hipermercados em Portugal ao segmento de proximidade e também ao modelo de franchising, que é um dos pontos fortes do Minipreço”, referiu o diretor-geral da Auchan Retail Portugal, Pedro Cid.
Este negócio seguiu as pisadas do que aconteceu em Espanha, onde a Auchan comprou 235 supermercados de tamanho médio do Grupo Dia, por 267 milhões de euros.