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Mood. Neste restaurante do Porto o prato depende do estado de espírito do cliente

O espaço abriu no início de abril e tem pratos clássicos da cozinha portuguesa reinventados.
Abriu no início de abril.

Já imaginou entrar num restaurante e escolher o que vai comer consoante a forma como se sente? No novo restaurante no Porto é assim que tudo funciona. À entrada, o cliente é convidado a escolher uma emoção e depois o chef prepara a refeição consoante a resposta. O Mood Picaria, onde “o estado de espírito é o ingrediente secreto” foi inaugurado a 2 de abril.

O restaurante é o novo projeto dos irmãos Sérgio e Pedro Paulo que foram proprietários dos Sonju Ponju. A cadeia coreana foi a primeira oportunidade dos algarvios na restauração, mas acabaram por vender os três restaurantes a um britânico, em 2024, numa proposta “irrecusável”. No entanto, não queriam abandonar a área da restauração.

Sérgio e Pedro de 30 e 28 anos, sempre trabalharam em restaurantes. Naturais de Altura, no Algarve, seguiram o hábito da maioria dos jovens algarvios e arranjaram trabalhos sazonais em gelatarias e bares de praia para começarem a amealhar algum dinheiro para os estudos e outros gastos. Com uma carreira já longa, sair do meio não era opção.

Assim que venderam os Sonju Ponju começaram a pensar no projeto seguinte. Ambos queriam apostar na cozinha tradicional portuguesa e estavam ansiosos por gerir um espaço de fine dining. A decisão para entrar neste ramo da alta cozinha acabou por ser impulsionada pelo amigo, David Soares, que acabou por embarcar na aventura com os algarvios como sócio e chef do novo projeto.

“O David é natural de Braga e já passou por vários restaurantes com estrela Michelin como o The Yeatman no Porto. Com ele tínhamos a bagagem necessária para investir em algo português, com qualidade”, explicam os proprietários do Mood à NiT. Depois disso fizeram o que já sabiam fazer de melhor: procurar um local numa zona movimentada e criar um conceito invulgar.

Inspirados pelas viagens que fizeram pela Europa nos últimos tempos, começaram a pensar num restaurante onde houvesse uma componente de surpresa. “Em alguns negócios internacionais vimos que havia um fator diferente em alguns deles. Ora havia sorteio de músicas de artistas, ora surgiam cantores a meio da refeição. A vertente espetáculo estava lá”, referem.

Acabaram por pegar nessa ideia e adaptá-la ao contexto do Porto, onde escolheram ficar após a experiência do restaurante coreano. “Adorámos a energia da cidade e percebemos que esta zona da Picaria tinha espaço para o que andávamos a planear. Acabamos por encontrar o local, que já se chamava Mood e aí surgiu a ideia das emoções. O nome manteve-se porque fazia todo o sentido”, justificam.

Decoraram o local, com capacidade para 58 pessoas, com peças minimalistas e em tons claros para que o que chega à mesa preparado por David Soares se destaque. “Fazemos uma reinterpretação dos pratos tradicionais portugueses, aplicando uma técnica moderna e apresentações mais delicadas”, explicam os sócios. Para tal escolheram trabalhar com fornecedores locais e apenas em produtos sazonais.

O chef pega nos ingredientes escolhidos no mercado e depois recriar então pratos como a posta à mirandesa (17€) acompanhada com batata salteada em tomate seco e espargos, e vinagrete da casa ou o naco de novilho (21€) com espuma de batata e a barriga de leitão (16€) que demora cerca de 12 horas a ser preparada. Para peixe têm sugestões como bacalhau (17€) servido em couve lombarda com grão-de-bico e salada de algas e polvo com espuma de batata e vinagrete de anchovas e azeitona (20€).

Nas sobremesas não faltam clássicos como a rabanada do porto (6,50€), feita com pão brioche e deita em manteiga clarificada e creme de terrincho e o Pudim Abade de Priscos (6,50€) com espuma de limonete e crumble.

Qualquer um destes pratos pode ser servido consoante a emoção que os clientes escolherem à entrada. Depois, para acompanhar, tanto podem optar por cocktails de assinatura, que os sócios decidiram criar para fazer concorrência aos restantes bares da zona.

 

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