comida

Nesta nova loja da Baixa do Porto pode aprender a fazer azeite biológico

A Fábrica do Azeite abriu no final de novembro para trazer o melhor da produção nacional à cidade invicta.
Um sítio diferente

A vida da cidade distancia-nos, muitas vezes, das origens daquilo que consumimos. Praticamente tudo vem do supermercado, o que faz com que muitos miúdos não saibam de onde vêm os ovos, o leite ou até a fruta. Até mesmo os adultos, quando não têm grandes ligações com um meio mais rural, perdem a noção dessas questões. Sabe, por exemplo, como é feito o azeite?

Não se preocupe se não souber a resposta a essa pergunta, vai encontrá-la na Fábrica do Azeite, uma nova loja na Baixa do Porto que abriu a 29 de novembro, segunda-feira, e que é especialista em produtos biológicos. Como o próprio nome indica, o rei aqui é o azeite, mas há muito para descobrir.

“O projeto foi pensado em meados deste ano. Era uma ideia que já borbulhava na minha mente há algum tempo e o retorno do fluxo turístico ao Porto fez-me avançar”, explica à New in Porto o proprietário, Joaquim Moreira.

Neste novo espaço vai encontrar azeite de Trás-os-Montes — como o exemplo da marca Acushla, de que Joaquim é um dos administradores — mas também de outras zonas do País. Os requisitos para aqui estar são ter qualidade, certificação biológica, ser nacional e ter um bom design, o que nem sempre é fácil de conjugar.

Além do azeite, produto estrela da casa, vai poder comprar aqui produtos como queijos, mel, vinho, compotas ou frutos secos. Também é possível encontrar peças de roupa de uma marca que usa desperdícios de produção como forma de tingir as suas peças — através do bagaço do azeite, por exemplo.

Na Fábrica do Azeite há outro detalhe muito importante que a distingue das outras: tem um lagar lá dentro. Sim, foi mesmo isso que leu. O espaço inclui um pequeno lagar, onde é possível ver como se faz o azeite e provar na hora o produto feito com azeitonas biológicas vindas, diretamente de Trás-os-Montes.

“Temos um lagar para que as pessoas possam ver aquilo que a vida urbana muitas vezes não dá tempo para ir ver ao meio rural. Transformamos na hora por extração a frio e as pessoas podem provar o azeite no momento.”

Para esta experiência única há outro recanto muito especial preparado: uma grande mesa comunitária. Aí há ervas aromáticas que se podem juntar e são servidas tapas com alguns dos produtos disponíveis na loja de forma a que os clientes fiquem a conhecer o melhor dos produtos biológicos nacionais. Por enquanto, o feedback de quem visita a loja tem sido positivo e os responsáveis estão já à procura de novos produtos de outras zonas do País para incluir nas prateleiras.

Carregue na galeria para descobrir alguns detalhes da loja.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua Ferreira Borges, 73
    4050-998 Porto
  • HORÁRIO
  • Todos os dias das 11h às 20h
PREÇO MÉDIO
Menos de 10€
TIPO DE COMIDA
Biológica

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA