comida

Nestes workshops vai aprender a fazer alguns dos bolos mais famosos do Porto

A Baronesa às Claras decidiu partilhar os seus segredos nesta quadra. As próximas sessões decorrem no dia 8 de dezembro.
Atreva-se

Os bolos que, além de agradar ao paladar, são bonitos à vista estão cada vez mais na moda. Não é apenas pela sua estética ou porque são poucos os que resistem a um bom doce, mas também porque a cozinha e a pastelaria estão em alta. Ao mesmo tempo, há cada vez mais curiosos que querem iniciar-se nesta arte da doçaria.

Depois de sete anos a servir alguns dos bolos mais famosos do Porto, a Baronesa às Claras decidiu que estava na hora de partilhar os seus conhecimentos. Isto quer dizer que, desde novembro, tem um conjunto de workshops onde é possível aprender a fazer bolos, a decorá-los e até descobrir alguns segredos.

“Temos continuado a fazer bolos para casamentos e outros eventos, mas é um foco muito sazonal, por isso, começámos a pensar outras possibilidades. Há muito tempo que nos pediam workshops e achámos que esta era a altura ideal para isso”, conta à New in Porto Inês Guimarães, uma das sócias do projeto.

Assim, o primeiro workshop aconteceu a 17 de novembro, com a temática “Massas e recheios para bolos de camadas”. O sucesso foi tão grande que já vai para a terceira edição, marcada para 8 de dezembro entre as 10 horas e as 18 horas.

A par com este, e sobretudo para quem fez este primeiro curso, há também o workshop de “Montagem e decoração de bolos de camadas”, que até já teve duas edições, a 24 e a 27 de novembro. A aposta parece estar a valer a pena, as sessões têm estado esgotadas e já há pedidos para mais.

“Tem sido uma experiência muito positiva, as pessoas ficam super contentes e tem sido muito gratificante. Nota-se que são pessoas que seguem o nosso trabalho e que estão interessadas em aprender”, diz Marta Cardoso, a outra sócia.

No caso destes workshops já anunciados, têm a duração de sete horas cada um e custam 150€, com grupos de, no máximo, seis pessoas. Em cada um vai poder aprender alguns dos bolos mais populares da Baronesa às Claras, quer seja um principiante ou já tenha alguns conhecimentos de pastelaria.

O bolo dos workshops de Natal

Já estão anunciados também alguns workshops dedicados à temática natalícia. Estes vão acontecer a 11, 18 e 22 de dezembro e os bolos feitos por cada participante podem ser levados para casa. No caso deste último dia, até pode aproveitar para pô-lo na mesa de Natal, uma vez que se conserva até lá. Estes workshops serão feitos entre as 9h30 e as 13h30 e têm um custo de 90€.

A história da Baronesa começou há sete anos em casa de Inês. Formada em Biologia, começou a fazer brownies como passatempo e a vendê-los a conhecidos ou em pequenos mercadinhos. Daí o negócio foi crescendo e passou a fazer também bolos de aniversário, bolos em camadas, de andares e para casamentos.

Em 2018, Marta, que era consultora informática, juntou-se ao projeto e as duas amigas abriram a loja. No início, vendiam bolos à fatia e tinham o espaço aberto ao público, mas perceberam que o melhor seria dedicarem-se apenas às encomendas e por isso passaram a ter o espaço apenas para atelier ou algumas degustações de serviços maiores a partir de 2019.

Quem manda nisto tudo?

Nome: Inês Guimarães/Marta Cardoso
Idade: 35/35
Prato favorito: Bolo de cenoura e cream cheese com framboesas/Bolo de chocolate com especiarias e caramelo salgado
Guilty pleasure: Cream cheese às colheradas/Chocolate
Convençam-nos a ir aos workshops: “Gostamos de partilhar, de ensinar e adoraríamos tê-los connosco para transmitir o nosso dia a dia e alguns dos nossos segredos.”

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua da Torrinha, 111
    4050-609 Porto
PREÇO MÉDIO
?
TIPO DE COMIDA
Bolos

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA