comida

No Porto, o 25 de Abril celebra-se com francesinhas e os famosos cachorrinhos

Para celebrar o dia da Liberdade, a Casa Guedes vai servir pratos tradicionais portugueses nas suas quatro unidades na cidade.
Haverá melhor forma de celebrar?

É certo que a Revolução dos Cravos contribuiu para a libertação de Portugal de um regime autoritário, mas a verdade é que também abriu portas para uma era de liberdade que se estendeu a outros setores, incluindo a gastronomia. Com o objetivo de celebrar os 50 anos do 25 de Abril, a Casa Guedes abre a suas portas para uma festa “à portuguesa”.

Fundado no início da década de 1980, o espaço já se tornou num ícone da cozinha tradicional portuguesa, tendo conquistado não só os corações (e as barrigas) de todos os portuenses, como de todos aqueles que procuram uma experiência gastronómica diferente. A marca conta com quatro unidades espalhadas pelo coração da cidade, incluindo a casa mãe e o rooftop, ambos inseridos na Praça dos Poveiros, tal como as lojas de Progresso e Oliveiras. 

Para celebrar o dia da Liberdade, a marca portuense vai servir especialidades portuguesas, algumas delas já conhecidas da carta. Entre elas, destaca-se a Francesinha à Guedes (9,50€), uma interpretação inovadora deste clássico portuense. É feita com pernil da casa, com molho especial e outros ingredientes para garantir uma explosão de sabores.

O famoso cachorrinho à moda do Porto, com salsicha fresca grelhada, queijo derretido e molho de francesinha, também não ficou de fora e é uma verdadeira tentação para os fãs de comida de rua. Para quem prefere algo mais tradicional, a Casa Guedes oferece também a sua clássica sandes de pernil com queijo de ovelha (4,90€).

Para acompanhar, o espaço tem à disposição uma alargada carta de vinhos, assim como outras propostas como cocktails de autor para se refrescar nos dias mais quentes. A estação de metro do Bolhão fica próxima das duas unidades localizadas na Praça dos Poveiros. Já a estação de metro dos Aliados fica perto das unidades de Progresso e Oliveiras.

Se quiser aproveitar o bom tempo, pode deslocar-se até à Casa Guedes Rooftop, que conta com uma vista privilegiada sobre a cidade. Carregue na galeria para conhecer o espaço e outras propostas gastronómicas da cozinha tradicional portuguesa que poderá lá encontrar.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA