O brunch espanhol mais instagramável (e guloso) chegou ao Porto

Sob o lema “Eat More Art”, este é o spot ideal para os verdadeiros foodies. Há propostas para miúdos e adultos.
O novo spot instagramável da cidade.

A Brunchit nasceu pelas mãos da espanhola Lydia Neto que, após uma viagem a Bali, em 2013, se apaixonou pelo conceito de brunch de lá: colorido, fresco, saboroso e saudável. De volta a Espanha, começou a trabalhar na ideia do seu primeiro restaurante. A Lydia juntou-se Ander Marín, CEO, e Nicola Saporano, diretor geral.

Em 2015 abriu o primeiro espaço, em Málaga. Neste momento, contam com 11 lojas por toda a Espanha, em cidades como Madrid, Alicante, Palma de Maiorca, Santa Eulália, Ibiza, Barcelona e Marbella. É classificado como o brunch número um pela Tripadvisor, graças à introdução do conceito do pequeno-almoço tardia disponível a qualquer hora. 

A entrada da marca em Portugal dá-se pela mão de três sócios, Paulo Oliveira e Jiyaad Abdula, ligados à área da restauração e outros empreendimentos, e Catarina Batista, engenheira natural do Porto. Foi em 2022 que Catarina teve o primeiro contacto com Lydia e as duas vontades se cruzaram: Catarina queria ter um projeto próprio na restauração e Lydia pretendia trazer o Brunchit para fora de Espanha, especificamente para Portugal.

“Apesar de ser formada e trabalhar em Engenharia, sempre tive um ‘bichinho’ pela restauração. Geri um restaurante bastante conceituado em Maputo enquanto vivi oito anos em Moçambique. Os meus pais já tiveram restaurantes, por isso sempre existiu uma certa paixão pelo ramo. O útil juntou-se ao agradável quando conheci a Lydia numa ida a Lisboa e soube que ela queria trazer o seu conceito de brunch para o País”, começa por contar Catarina à NiP.

O novo brunch portuense abriu esta terça-feira, 6 de agosto, muito próximo do Mercado do Bolhão e outras principais atrações da cidade. O Porto foi a cidade escolhida por ser a zona de residência de Catarina. Porém, a rica tradição gastronómica da cidade do norte também encaixou bem na ideologia da marca espanhola.

“Estamos muito entusiasmados com a abertura do nosso primeiro restaurante no Porto, um marco significativo na história da Brunchit. Depois de termos consolidado a nossa presença em Espanha com 11 restaurantes de sucesso, consideramos que este é o momento ideal para expandir internacionalmente e o Porto é a cidade perfeita para iniciar este novo capítulo. O nosso conceito de brunch foi recebido com grande entusiasmo em Espanha e estamos certos de que o Porto, com a sua rica tradição gastronómica e a crescente procura por experiências inovadoras, será o cenário ideal para continuarmos a partilhar a nossa paixão pelo brunch”, admite Lydia Nieto, fundadora da Brunchit.

Com o slogan, “Eat More Art”, o espaço promete ser o mais instagramável e inovador de todos os brunches. Atualmente, não há quem não goste de publicar os sítios que frequenta e os melhores pratos que já comeu. Por vezes, até a escolha de que spot visitar ou que prato comer, é ditada pelas imagens partilhadas no Instagram.

“O nosso foco é que a comida saiba tal como as pessoas esperam que saiba só de ver a foto. Até melhor, se possível. É juntar a experiência para fora da foto e o prato e estendê-la até ao espaço”, acrescenta Catarina, responsável pelo Brunchit Porto.

Assim, o espaço conta com uma decoração clean, destacando-se as cores fortes nas montras com apontamentos florais. Já no interior pode encontrar apontamentos em cores pastéis, entre o verde, o rosa e o bege e vários spots instagramáveis com frases e cores néon. 

As cores também se destacam na carta. Dos pratos aos sumos, não faltam propostas para todos os momentos do dia, gostos e idades. O grande bestseller, vindo diretamente da Espanha, é o “Eggcellent” (16,50€), com pão brioche feito por um padeiro local especificamente para o brunch, salmão, abacate, ovo escalfado e uma salada. 

Destaca-se ainda o “Ibérico Superstar” (15€) com presunto 100 por cento D.O. e queijo halloumi grelhado. Já as choco pancakes (15€) são panquecas artesanais, com a opção de adicionar várias coberturas, como o gelado de caramelo salgado. Já o “Cilbir Eggs Bikini” (14€) é elaborado com dois ovos escalfados sobre iogurte grego temperado, manteiga de pimentos e outros ingredientes igualmente surpreendentes.

A Brunchit usa ingredientes frescos e sazonais, variando a carta de acordo com a estação do ano. De momento, a atual ementa deverá manter-se até novembro, altura em será apresentado o menu de inverno. No plano está a inclusão de um prato composto com um ingrediente local ou nacional.

“É mais uma forma de criar uma identidade portuguesa. Até porque a cidade recebe bastantes turistas espanhóis, que podem também frequentar o seu brunch favorito e, ao mesmo tempo, provar um sabor diferente”, defendem.

A carta de bebidas também é fresca e colorida, sobretudo na secção dos “Eco Juices” (6,90€), como o Bali, à base de cenoura, abacaxi, papaia e bagas de goji ou o Lombok com morango, manga, mirtilo e açaí. Há ainda milkshakes variados e cocktails (8€).

Para os apaixonados ou curiosos por café, existem diversas opções, como café biológico, café arábico, capuccino, café latte ou cold brew. Os preços variam entre 1,50€ e 4€. O espaço também é pet friendly.

Se ficou curioso, carregue na galeria para conhecer o espaço e a sua oferta. A estação de metro dos Aliados fica apenas a três minutos a pé da Brunchit.

LOCALIZAÇÃO, CONTACTOS E HORÁRIOS

morada
  • Brunchit [ver mapa]
    Travessa do Bonjardim, 20
    4000-249  Baixa
    localização
    Baixa