comida

O pão de ló de Ovar que se prepara na air fryer em (apenas) 20 minutos

A lista de ingredientes é exatamente igual à versão que costumava fazer no forno: inclui açúcar, farinha e ovos.
Fica delicioso.

Segundo conta a lenda, o pão de ló de Ovar foi criado num convento nos arredores da cidade por uma freira. Mais tarde, acabou por partilhar o segredo da preparação com um familiar que vivia no centro histórico.

Graças ao passa-palavra, a receita acabou por se tornar um sucesso e, em 1781, o bolo começou a ser comercializado para fora da localidade. Naquela altura era feito com materiais mais arcaicos, como alguidares de barro vermelho. O processo também era mais demorado. A massa tinha de ser batida à mão durante duas horas e, depois, era cozida em caçarolas forradas com um tecido rústico de linho branco.

Atualmente, a receita demora muito menos tempo a preparar, sobretudo graças ao recurso a gadgets como a air fryer. O famoso Chef Jamon, por exemplo, que já fez um pastel de nata de francesinha, criou uma proposta que se prepara em cerca de 20 minutos.

A sua criação foi um sucesso no X (antigo Twitter), onde a apresentou aos 41 mil seguidores. “Fiz meia dose aqui em casa depois do risotto de polvo e castanhas. Sucesso absoluto. Nem uma hora estive na cozinha. A vida é isto. Obrigado”, lê-se num comentário.

Do que precisa

— 125 gramas de açúcar
— 180 gramas de gemas (cerca de 11 ovos)
— 2 ovos
— 30 gramas de farinha

Como se faz

Tem de bater tudo até a mistura triplicar de volume e ficar espessa. A seguir, envolva a farinha cuidadosamente. Coza durante 15 minutos na air fryer pré-aquecida a 160 graus e, depois, está pronto.

Em março, a NiT já tinha falado com o Chef Jamon (Tiago Amorim), traçando o seu perfil e a propensão para avaliar produtos de supermercado sem papas na língua. Leia o artigo e conheça a sua história. Spoiler: estagiou no Noma, que já foi considerado o melhor restaurante do mundo.

Carregue na galeria e conheça outras receitas deliciosas que pode fazer em casa.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA