comida

O pudim de ovos com laranja fácil de fazer e ótimo para aproveitar estes citrinos

O objetivo é usar um dos produtos da época num doce. De certeza que não vai conseguir comer só uma fatia.
Fica pronto em poucos minutos.

As laranjas podem ser encontradas o ano inteiro nos supermercados, mas os primeiros meses do ano são os melhores para consumir este tipo de citrinos. Em sumo natural, descascadas e apenas cortadas em fatias são algumas das formas de as consumir, mas também pode usá-las para fazer uma sobremesa. Esqueça os bolos, tipo pão de ló, e experimente preparar este pudim.

Nesta receita este citrino surge em duas formas: na casca que aromatiza o leite e no sumo que é acrescentado aos ovos batidos. O resultado é uma sobremesa bastante aromática. Segundo as indicações de preparação, nem precisa juntar açúcar já que terá o leite condensado a adoçar.

Se não quiser ter trabalho a fazer o caramelo, pode sempre usar um frasco de compra. Esta calda doce é usada para forrar a forma e evitar que o pudim fique colado à forma quando o empratar. Se optar por fazer o caramelo, junte umas raspas de laranja. 

Do que precisa

450 ml de leite

2 laranjas, casca e sumo

1 lata de leite condensado

2 ovos

4 gemas

Como se faz

Num tacho leve ao lume o leite e a raspa de laranja. Deixe ferver durante dois minutos. Retire do lume e passe por um coador. Bata os ovos e as gemas com o leite condensado e o sumo de laranja. Acrescente o leite aromatizado e mexa bem. Unte uma forma com caramelo líquido, junte o preparado e coza em banho-maria durante 40 minutos. Deixe arrefecer uns minutos e está pronto a servir.

Carregue na galeria para conhecer outras receitas de pudins com poucos ingredientes.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA