Francisco Costa, mais conhecido como Costinha, é um dos grandes nomes da história do futebol nacional. Vestiu a camisola do Mónaco e do Futebol Clube do Porto, e acumulou dezenas de internacionalizações pela Seleção Nacional. Desde 2018, que o ex jogador, atualmente com 49 anos, se tornou empresário e passou a focar-se numa nova àrea: os vinhos.
O atleta juntou-se a António Boal, da Costa Boal Family States, e, em conjunto, lançaram um vinho premium, produzido em Mirandela, mais especificamente na região de Trás-os-Montes. A dupla lançou a “Segredo 6”, uma marca de vinhos produzidos com uvas da antiga Quinta do Professor.
O nome da marca é uma homenagem ao passado de Costinha — seis era o número da camisola quando jogava no Futebol Clube do Porto e na Seleção Nacional. As propostas têm assinatura do enólogo Paulo Nunes.
Em março deste ano, uma das referências do jogador, o Segredo 6 Cuvée Vinhas Velhas 2020, conquistou o terceiro lugar nos melhores tintos nacionais, na 18.ª edição do concurso Top 10 Vinhos Portugueses, da Essência do Vinho. Quem decidiu a eleição, além do júri português, foram 46 jurados internacionais — do Brasil, Espanha, Itália, Reino Unido, Suíça, Dinamarca, Suécia, Bélgica, México, África do Sul — após uma prova que integrava 50 amostras. O resultado foi anunciado no final de fevereiro.
Francisco Costa e António Boal preparam-se agora para lançar mais uma referência premium, com esperança que se destaque também no mercado internacional.
“O mercado português tem revelado particular interesse neste vinho, de segmento premium, a par do mercado brasileiro que conquista já uma percentagem bastante significativa das vendas”, revelam os dois sócios à NiP, acrescentando: “A expectativa é que os dois mercados continuem a crescer e que se entre, com esta nova colheita, em Angola”.
A nova referência tem também assinatura do enólogo Paulo Nunes, e é produzido numa vinha velha, com 68 anos, e de 4,5 hectares. As castas autóctones da região estão em destaque, sendo estas a Touriga Nacional, a Franca, a Tinta Amarela, o Alicante bouschet, o Bastardo e a Tinta Roriz.
“O vinho estagiou durante um longo período de meses em barricas de carvalho francês, selecionadas pela equipa de enologia, em conjunto com a tanoaria para este perfil de vinho”, explica o enólogo.
A proposta é de cor rubi intensa, aroma complexo com notas de fruta vermelha e mentolado. Revela-se na boca com um equilíbrio harmonioso e caracteriza-se por ter um elevado potencial de envelhecimento. Segundo o enólogo é “a melhor colheita de sempre, por ser um vinho de estrutura e carácter com grande persistência”.
Ao mercado nacional vão chegar, mesmo a tempo do Natal, cerca de 500 garrafas, das quais 400 são Magnum, 50 são de cinco litros e 25 são de 15 litros, com valores de 600€, 1.800€ e 8 mil euros, respetivamente. A marca lança ainda 30 estojos de edição de colecionador, com três garrafas com colheitas de 2019, 2020 e 2021, por dois mil euros.
De destacar que, em 2023, os sócios lançaram um clube restrito, o Clube Gold, dirigido aos apreciadores de vinho. As inscrições são limitadas a 300 membros e as adesões são feitas apenas por convite, cabendo à empresa de Costinha e António, a aprovação. O clube já conta com 228 sócios, sendo que estes já adquiriram 20 por cento do lote deste novo lançamento, sobretudo das garrafas de 15 litros.
Esta nova colheita poderá ser adquirida em garrafeiras de especialidade e online.