Atrair novos consumidores, promover uma produção responsável, aumentar a frequência dos apreciadores habituais, criar ocasiões de consumo e fortalecer as existentes. Estes são apenas alguns dos objetivos do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP).
Contudo, o grande objetivo da entidade é demonstrar aos jovens portuenses e não só, que o vinho do Porto não é “uma bebida para velhos”. A propósito do Dia Nacional do Cocktail, celebrado anualmente a 18 de maio, o IVDP aproveita a data para reforçar a versatilidade da famosa e tradicional bebida da cidade, dando a conhecer novas formas de consumo, descomplicando a bebida e atraindo um público mais novo.
“Através do apelo direto ao consumo moderado, concentrando as mensagens num discurso leve, claro e mobilizador, convocamos o público mais jovem, implementando a bebida em ambientes mais cosmopolitas e descontraídos. Ao mesmo tempo, demonstramos a qualidade e versatilidade dos vinhos do Porto e também do Douro, consolidando o reconhecimento das marcas junto deste alargado grupo de consumidores”, começa por explicar à NiP, Gilberto Igrejas, presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto.
Na passada sexta-feira, 10 de maio, a entidade fez mais uma ação de sensibilização nas suas instalações, apresentando duas propostas de cocktails que se adaptam muito bem aos dias mais quentes e que prometem conquistar os jovens mais exigentes do Porto.
“Estas ações com cocktails têm vindo a realizar-se cada vez com mais frequência, sobretudo nas instalações do nosso Instituto, indo ao encontro do objetivo de alargamento e rejuvenescimento da base de consumidores. Conseguimos reconduzir o vinho do Porto aos valores de um grupo etário mais novo, promovendo sempre um consumo responsável e moderado”, acrescenta o responsável.

A ação contou ainda com a presença de José Mendes, dono do famoso bar portuense Torto, que ficou responsável por apresentar duas propostas irresistíveis aos jovens. O vimaranense está habituado a desconstruir, descomplicar e desafiar os paladares mais exigentes, tendo sido vencedor do prémio Jovem Talento, em 2018, e vencedor do World Class em 2019.
Uma das propostas apresentadas pelo jovem de 28 anos é o “Gomo”, feito a partir de vinho do Porto branco seco, tangerina e flor de laranjeira. Esta proposta apresenta-se como sendo mais leve e fresca, onde é pouco percetível a presença do vinho do Porto e serve perfeitamente para preparar o paladar para uma refeição.
A segunda proposta do jovem é o “Baga”, composto por Porto Tawny 10 anos, aguardente velha portuguesa, romã, chocolate negro e noz. Uma proposta mais forte que a anterior, ideal para limpar sabores no fim da refeição.