Queijo cheddar, tomate, cebola, alface, pickles e molho secreto. É esta a composição do hambúrguer mais pedido da Crave Burgers, o restaurante que nasceu em abril de 2023 em Braga, com o objetivo de trazer para Portugal uma espécie de fast food caseiro, inspirado nas hamburguerias dos Estados Unidos da América. André Esteves, 32, Luís Esteves, 39 e António Duarte, 34, são os responsáveis pelo espaço que quer celebrar o hambúrguer na sua forma mais clássica possível.
Em julho do ano passado, rumaram até ao Porto, com um espaço perto da Ponte da Arrábida e junto ao rio Douro. Esta segunda-feira, 17 de fevereiro, abrem a segunda loja, desta vez no centro da cidade, próximo da Torre dos Clérigos.
“A Crave Burgers nasce da paixão pela gastronomia e da vontade de criar algo autêntico. Mais do que um simples projeto, é o reflexo de experiências vividas, de viagens que abriram horizontes e de uma mentalidade arrojada que nos levou a pensar diferente. Mais do que um restaurante, queríamos um conceito forte, uma identidade própria que marcasse quem nos visita”, começam por contar os três sócios à NiP.
Amigos de longa data, só em 2023 é que decidiram investir num projeto em conjunto. A ideia do conceito nasceu originalmente da paixão partilhada pelos três pelo “classic burger” e pela falta de opções realmente diferenciadoras no mercado. Desde o início, que a missão era que cada hambúrguer proporcionasse uma experiência gastronómica única. Para isso, o grupo aposta em produtos de grande qualidade, como a carne angus, que se junta aos restantes ingredientes e ao pão de leite caseiro.
Nesse sentido, os sócios procuram recriar o clássico hambúrguer americano. A carne é triturada diariamente, o pão é feito todos os dias e os legumes são frescos. A combinação, segundo os fundadores, é a ideal para “criar um produto apetecível que está a ser um enorme sucesso”. Claro que a experiência não passa só por trincar o hambúrguer e é por isso que no Crave nada foi deixado ao acaso.
Desde o nome, que vem do termo inglês “crave” (desejar intensamente, em português), o objetivo era encontrar um nome que representasse a “vontade irresistível de comer um hambúrguer realmente bom”. A ideia era criar algo viciante e o nome consegue captar essa essência. Por outro lado, a decoração reflete aquilo que servem: autenticidade, conforto e um toque de irreverência.
Assim, apostaram num ambiente moderno, acolhedor e “old school”, com detalhes que remetem ao universo dos hambúrgueres desde a sua origem. “Queremos que o cliente entre e sinta que está num sítio especial, onde a experiência gastronómica é complementada pelo espaço envolvente”, defendem. Tal como acontece nos outros dois espaços, no terceiro restaurante da Crave predominam as cores da marca, o vermelho e o branco. Dispõe de 30 a 40 lugares, incluindo a pequena explanada no exterior.
Também o que não poderia faltar nesse ambiente de hamburguerias americanas dos anos 90 é o merchandising. Caixas, sacos, copos, papéis e tabuleiros representam a identidade da marca que pretende tornar-se “a referência” para quem procura um hambúrguer clássico “verdadeiramente especial”.
Esta terceira localização vem reforçar a presença da marca no norte do País e diminuir a fila de clientes que começava a concentrar-se no restaurante da Foz. O segredo por detrás do sucesso da marca, que tem sempre a casa cheia e vende entre 200 a 300 hambúrgueres por dia, pode dever-se à combinação da receita do molho secreto ou ao facto de funcionar ao longo de 12 horas, diariamente.
No novo restaurante da marca, no coração do Porto, poderá encontrar a seleção de hambúrgueres “pensada ao detalhe, cada uma com um toque especial”, bem como os grandes bestsellers: a Crave Burger (9€) com carne angus, queijo cheddar, tomate, cebola, alface, pickles, bacon e molho secreto, a smash cheese (9€) com duas carne angus, duas fatias de queijo cheddar, cebola, pickles e molho secreto ou a smash trufa (10€) com duas carnes, duas fatias de queijo, cebola crocante e maionese de trufa.
À NiP, os fundadores revelam que estão à procura de novas formas de surpreender os clientes. “A Crave Burgers não é apenas mais um restaurante de hambúrgueres. É um espaço criado com paixão. Se gostam de comida de qualidade, num ambiente acolhedor e descontraído, a Crave Burgers é o sítio certo. Quando fazemos algo, gostamos de garantir que é uma experiência singular e memorável. Brevemente, teremos novidades que, garantimos, vão tornar a experiência Crave Burgers ainda mais especial”, defendem.
Para assinalar a inauguração do terceiro espaço, estão a oferecer hambúrgueres aos primeiros 100 clientes. A estação de metro dos Aliados fica próxima do novo Crave Burgers do Porto.
Carregue na galeria para conhecer a hamburgueria inspirada nos anos 90 e a sua oferta.