É um dos doces que mais representa o País e podemos encontrá-lo em vários locais do mundo — seja em espaços geridos por portugueses ou não —, ainda assim, há muito para falar sobre o pastel de nata. Vamos encontrar este pastel em qualquer café, confeitaria ou até supermercados, mas nem todos são iguais.
Para eleger o melhor pastel de nata da cidade, a New in Porto deixou algumas das opções mais conhecidas à votação dos leitores. Entre 1 e 7 de novembro, o público pôde eleger o seu favorito e a escolha não foi tão fácil. Os resultados são interessantes porque o vencedor, que arrecadou 28,50 por cento dos votos, tem um nome curioso.
Sim, os leitores decidiram que os melhores pastéis de nata do Porto são aqueles que se encontram na Nata Lisboa. Com 20,86 por cento dos votos, o segundo lugar nesta votação ficou para a Manteigaria. No terceiro lugar do pódio, com 19,27 por cento, ficaram as Natas D’Ouro.
À New in Porto, a responsável pelo marketing da marca, Paula Cardoso, não se mostrou muito surpreendida com a escolha, sublinhando a confiança na qualidade dos produtos. “No momento em que celebramos dez anos da abertura da primeira Nata Lisboa, na cidade do Porto, sente-se, naturalmente, uma dupla alegria com este reconhecimento dos consumidores”, diz.
É na receita, criada há uma década com o objetivo de ser bem sucedida tanto no País como lá fora, que parece estar o segredo. “Primar pela qualidade, selecionar as melhores matérias-primas e assegurar o melhor processo de fabrico e cozedura será sempre o nosso maior desafio”, afirma a responsável, acrescentando: “Um sabor e aroma deliciosamente naturais, aliados a uma textura de massa folhada leve e crocante, resulta num pastel de nata delicioso e nutricionalmente equilibrado”.
Para quem não entende muito bem esta questão de uma marca com Lisboa no nome fazer sucesso no Porto, tudo remonta a 2012, numa altura em que, apesar de estarem a criar algo novo, tinham já em mente a internacionalização da marca. Daí incluir Lisboa no nome, por ser a capital, uma cidade mais conhecida a nível internacional. Toda a ideia partiu de José Carlos Campos, criativo publicitário que decidiu apostar numa marca sua.
Atualmente, são já mais de 30 lojas espalhadas por todo o mundo, incluindo Espanha, Reino Unido, Áustria, Angola e Polónia. Tal confere à Nata Lisboa a qualidade de líder nacional no segmento de franchising de coffee shops, sendo a marca portuguesa deste ramo com maior projeção lá fora.
“O Porto foi o nosso berço, por isso ficámos muito gratos com esta vitória e com uma vontade acrescida de continuar a proporcionar a todos o melhor pastel de nata”, remata, confidenciando ainda que daqui a duas semanas abrirá a primeira loja da marca em Istambul, na Turquia, e que a nível nacional — e no Porto em concreto — são esperadas novidades ainda antes do final do ano.
Carregue na galeria para descobrir mais detalhes sobre a Nata Lisboa.