comida

Os leitores da NiP decidiram: estes são os melhores croissants do Porto

Entre as dez opções a concurso, houve uma que se destacou com quase metade dos votos.
Irresistíveis

No mundo da gastronomia há várias questões fraturantes que, apesar de serem quase sempre subjetivas, não deixam de dividir amigos e familiares. Poderíamos falar da questão de ter ou não ananás na pizza ou de pôr primeiro os cereais ou o leite na taça. Neste caso, decidimos averiguar quais são os melhores croissants do Porto.

Depois de deixarmos a questão aberta a votação aos leitores da New in Porto, o público foi soberano. De 6 a 13 de outubro, os leitores puderam eleger os seus croissants favoritos, entre dez opções dos mais conhecidos da cidade.

Os resultados não deixaram grande margem para dúvida porque os vencedores arrecadaram 48,95 por cento dos votos. Assim, de acordo com os leitores, os melhores croissants do Porto são os da Padaria Ribeiro. O segundo lugar é ocupado pelos recém-chegados O Melhor Croissant da Minha Rua, com 26,22 por cento dos votos. A variedade da Mixpão conquistou o terceiro lugar do pódio com 13,73 por cento.

Em conversa com a New in Porto, a gerente da loja da Baixa da Padaria Ribeiro, Lígia Rocha, mostrou-se satisfeita com o resultado deste inquérito: “Ficamos muito contentes por mais uma vez os clientes nos elegerem como os melhores croissants do Porto”.

De acordo com a responsável, todos os dias são vendidas, só nesta loja, uma média de dez fornadas de croissants, cada uma com mais de 100 unidades. O facto de estarem sempre a sair quentinhos é um dos atrativos para os clientes, mas não é só aí que está o segredo da sua fama.

“O que distingue os nossos croissants de outros é sobretudo a calda especial de açúcar que colocamos por cima, que lhes dá mais sabor e mais humidade. Além disso, são feitos manualmente, como todos os nossos produtos, e usamos muita manteiga de boa qualidade, o que lhes dá um sabor característico.”

Fundada em 1878, a Padaria Ribeiro é uma das mais conhecidas e icónicas do Porto. Além dos croissants, é famosa pelas suas bolas de Berlim, pastéis de nata, empadas e outras doçarias. Sobretudo, não podemos esquecer a grande variedade de biscoitos que todos os dias são produzidos e conquistam clientes de todas as idades e nacionalidades. Apesar de a mais conhecida ser a loja da Baixa, a Padaria Ribeiro também tem espaços na Foz, em Matosinhos e na Maia.

Se é fã de doces e quer aproveitar os últimos dias de calor para comer um gelado, o melhor é passar por uma das mais icónicas gelatarias do Porto. Carregue na galeria para descobri-las.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA