O picante é um ingrediente que nem todos apreciam. Quando utilizado de forma inadequada ou em excesso, pode comprometer a qualidade de uma refeição. Para os que preferem sabores que provocam ardência na língua, propomos uma receita de panados da Clara de Sousa, que traz uma nova abordagem a este clássico. Contudo, se não é fã de picante, não se preocupe: pode facilmente omitir este ingrediente e a receita continuará deliciosa.
O sriracha, o tempero utilizado pela jornalista da SIC nesta receita, é um molho originário da Tailândia, produzido a partir de pimentas vermelhas, alho, vinagre, açúcar e sal. É conhecido pelo sabor picante e algo adocicado e confere um toque exótico aos panados.
E esta versão tem outra vantagem: são preparados no forno e não fritos, o que significa que são mais saudáveis. Esta proposta é também uma forma diferente de utilizar a carne do peito de frango, como conta Clara de Sousa no seu blogue — que faz parte do universo NiT.
Do que precisa
— 200 gramas cornflakes
— 25 gramas parmesão ralado
— 1 colher de chá paprika
— meia colher de chá alho em pó
— meia colher de chá cebola em pó
— sal q.b.
— 2 ovos L
— 2 colheres de sopa molho sriracha ou tabasco
— 1 quilo de peitos de frango
— azeite q.b.
— tomilho q.b.
Para o molho
— 100 gramas de mel
— 1 colher de sopa molho sriracha ou tabasco
— meia colher de chá alho em pó
— meia colher de chá cebola em pó
— uma pitada de sal
Como se faz
Comece por cortar os peitos de frango em pequenos bifes que não sejam demasiado finos nem demasiado largos. Clara de Sousa recomenda fatiar pelo comprimento e não pela largura. Convém terem alguma altura (cerca de meio centímetro) para se manterem suculentos após cozinhados. Tempere os bifes apenas com um pouco de sal de ambos os lados.
Para fazer a crosta coloque os cornflakes, o parmesão, os temperos em pó e um pouco de sal no processador para triturar. A seguir, bata os ovos inteiros com o molho sriracha (ou Tabasco) numa taça onde caibam todos os bifes e mergulhe-os na mistura, envolvendo bem.
Depois calque bastante os bifes na mistura de crosta, para agarrar bem, e vá colocando um a um num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal, sem os sobrepor. A jornalista destaca a importância de calcar bem, para ficarem com uma camada espessa e uniforme. Antes de os colocar no forno regue ou borrife com o azeite.
Coloque o forno a 200 graus na função ventilada e deixe os panados a cozinhar durante 12 a 15 minutos. Se não tiver forno ventilado, um estático com calor por cima e por baixo servirá. Neste caso terá de aumentar um pouco a temperatura, mas fique de olho para garantir que eles não se queimam.
Enquanto estão no forno, é hora de confecionar o molho. Junte todos os ingredientes num tacho ao lume e vá mexendo até começar a fervilhar. Quando os panados estiverem prontos, regue-os com parte do molho, guardando o restante para ter como extra na mesa.
Após ser salpicado com algumas folhas de tomilho fresco e servido com uns gomos de batata camponesa, cozinhados simultaneamente no forno, o prato está pronto a ir para a mesa.
Carregue na galeria para conhecer receitas de pães, ótimos para acompanhar os panados, que pode preparar em poucos minutos.