Portugal é conhecido por muitas coisas, desde o clima às paisagens, sem esquecer figuras como Cristiano Ronaldo ou a nossa gastronomia. Este é, aliás, um dos pontos positivos mais referidos pelos estrangeiros que visitam o nosso País e não apenas por um prato. Há elogios para o bacalhau, os peixes frescos no geral, os vinhos e, claro, a nossa doçaria.
Neste campo mais ligado aos doces, há um que sobressai claramente: o pastel de nata. Dos poucos que tem uma forte representação em todo o território, tem ganho mais destaque ao longo dos anos e é exportado um pouco para todo o mundo, mesmo em países onde a comunidade emigrante portuguesa possa nem ser tão expressiva.
O pastel de nata — ou simplemente nata — é uma das iguarias mais versáteis e por isso há quem o coma ao pequeno-almoço, ao lanche, como sobremesa ou simplesmente porque apetece algo doce. Pode ser acompanhado por um café ou por um cálice de vinho do Porto, polvilhado com canela ou até servido com uma bola de gelado. Há ainda a prática pouca consensual de quem gosta de comê-lo à colherada, mas isso é outro tema.
Além de ser comido por si só, no seu formato original, ao longo dos anos temos visto surgir variações como pastel de nata de chocolate ou com sabores como vinho do Porto ou limão. Noutra vertente, é ainda possível encontrar no mercado opções como gelado de pastel de nata ou licor com o mesmo sabor.
Por todos estes motivos — e porque é um doce que quase todos adoram —, a New in Porto decidiu fazer uma votação para perceber qual é, na opinião dos nossos leitores, o melhor pastel de nata da cidade. Para facilitar a tarefa, selecionámos algumas das pastelarias onde este doce é mais famoso como a Manteigaria, a Nata Lisboa ou a Padaria Ribeiro.
Num total de sete locais diferentes, tem até à próxima segunda-feira, 7 de novembro, para eleger o seu favorito. Os resultados serão divulgados no dia seguinte.
Veja abaixo a lista com as confeitarias e vote na sua favorita.