Depois de Lisboa destronar várias capitais europeias e classificar-se como Melhor Destino Culinário da Europa, é a vez do Porto também brilhar. A cidade foi considerada como o “melhor destino de culinária emergente da Europa” nos World Culinary Awards, na gala que teve lugar esta terça-feira, 1 de outubro, no Dubai.
Os restaurantes e eventos gastronómicos, que acontecem com grande frequência na cidade, fizeram com que destronasse outras cidades como Batumi, na Geórgia, vencedora do ano anterior; Berlim, na Alemanha; Cannes, em França e Dubrovnik, na Croácia. O Global Kitchen, o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes e, agora, a receção da próxima gala Michelin portuguesa pesaram na decisão tomada pela organização.
Durante o evento, que promove “a cultura culinária global e incentiva o turismo gastronómico”, foi ainda destacado o Vila Joya, no Algarve, como melhor restaurante de hotel fine dining na Europa. O espaço algarvio, liderado pelo chef austríaco Dieter Koschina desde 1991, combina os ingredientes locais com técnicas elaboradas e minuciosas e mantém duas estrelas Michelin há vários anos consecutivos.
Os World Culinary Awards, evento irmão dos World Travel Awards, celebram este ano a quinta edição e têm com objetivo promover a cultura culinária global e incentivar o turismo gastronómico. Os prémios destacam as melhores práticas e inovações no setor e abrangem várias categorias, incluindo restaurantes, chefs, hotéis e outros estabelecimentos relacionados com a culinária. Os vencedores são escolhidos através de votação pública e divulgados numa gala que, este ano, teve lugar no Dubai.