comida

Prepare o copo: Vinum recebe uma edição especial dos Jantares à Quinta

O restaurante a poucos minutos da Baixa do Porto preparou uma prova especial de Portos Vintage. Garante que vai haver surpresas exclusivas.
Vai ficar surpreendido.

A época natalícia é a altura certa para juntar o grupo de amigos à mesa ou marcar jantaradas em família. Pro isso mesmo, a quinta geração da família Symington juntou-se ao histórico restaurante Vinum para organizar um jantar vínico que marca o regresso dos conceito Jantares à Quinta, com um twist especial.

Na próxima quinta-feira, 14 de dezembro, poderá participar num jantar vínico que promete ser mais do que isso. Tudo começa com um passeio pelas caves, seguido de um jantar pensado ao pormenor, com vinhos do novo projeto da Symington. A refeição será servida com uma vista única sobre a ponte D. Luís I.

A grande novidade do jantar é o recém criado clube de enófilos da família Symington, Matriarca, liderado e contado em primeira pessoa pela quinta geração da família, através de Charlotte Symington. À New in Porto, a atual responsável pela marca garante tratar-se de um “menu que será uma viagem pelos projetos da empresa desde o seu surgimento”.

Esta “viagem” de cinco pratos foi idealizada pelo chef Francisco Miranda, que admite ter sido “pensado cuidadosamente para despertar os sentidos e deixar-nos seduzir pelo mundo vínico”.

O jantar começa na cave, onde repousam os memoráveis vinhos do Porto da casa e com ele vêm uma série de aperitivos, com destaque para a alheira de Mirandela com gel de pimentos assados, gilda e croquete de cogumelos, para não deixar de lado os sabores propícios da época.

Estes aperitivos vão ser acompanhados pelo Porto tónico de assinatura, preparado com Graham’s Blend N.º 5. Já de regresso ao Vinum, à mesa será servido Bacalhau gratinado com aioli e caldo verde, acompanhado pelo Pequeno Dilema DOC Douro 2021, o primeiro vinho branco de categoria superior produzido pela Symington no Douro. 

Quanto à carne, poderá provar um Tataki de Vaca velha com espuma de batata e trufa negra, que será acompanhada pela Quinta da Fonte Souto Vinha do Souto 2018 DOC Alentejo, primeiro projeto da família fora do Douro, mais especificamente na região alentejana de Portalegre.

No final do jantar vai chegar o Graham’s Single Harvest Tawny 1997, que acompanha o Domo crocante de chocolate negro, laranja e café. Seguem-se os queijos artesanais do norte de Portugal, que serão acompanhados com uma das outras surpresas da noite: três Portos vintage diferentes, que procuram criar reações — e emoções — diferentes nos participantes.

Novo projeto da família Symington.

Charlotte Symington, membro da quinta geração da família, garante ser uma “oportunidade de conhecer ou reviver tanto o trabalho desenvolvido pelo Vinum na gastronomia como o novo e emocionante projecto da família Symington, o exclusivo clube de enófilos, Matriarca, que será apresentado em primeira mão”.

A experiência tem um custo de 90€ por pessoa. Pode efetuar a reserva até ao próximo dia 12 de dezembro, terça-feira, pelo email reservas@nullvinumatgrahams.com ou pelo contacto 220 910 417.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA