comida

A incrível quinta do Douro que tem provas, piqueniques e novos vinhos para descobrir

A imagem dos vinhos Kopke mudou para deixar que a tradição ganhe maior destaque.
Vale a visita

Há alguns anos, e durante muito tempo, Páscoa era sinónimo de pintar os muros de branco na Quinta de São Luiz. Era uma forma de receber bem o padre que celebrava a missa pascal na capela de Santa Quitéria, que fica na quinta, e acabou também por ser um símbolo daquele local, que passou a ser conhecido por muitos como a quinta dos muros brancos.

É com base nessa história que surge o mais recente rebranding dos vinhos DOC Douro da Kopke, que passam agora a chamar-se São Luiz. No rótulo, a nova assinatura “Douro sublinhado” ganha forma através de uma faixa branca que simboliza os tais muros tão característicos desta centenária quinta.

“Neste momento estamos a fazer várias alterações. Ao longo dos últimos anos temos investido de uma forma muito consistente na qualidade dos nossos vinhos DOC Douro e neste momento estamos a fazer uma aposta grande no rebranding daqueles que eram os vinhos tranquilos da Kopke para uma nova marca que é a São Luiz” explica à New in Porto a diretora de marketing da Sogevinus, Gabriela Coutinho.

Tudo isto surgiu pela necessidade de dar um maior destaque a estes vinhos e dar-lhes uma identidade própria, que se distinga dos vinhos do Porto da marca. Sem perder, claro, a ligação à marca mãe, que traz consigo séculos de experiência e de credibilidade.

“Ao mesmo tempo, ao criarmos uma nova marca, permite-nos por um lado criar uma identidade própria para estes vinhos e também homenagear este fantástico terroir, que é a Quinta de São Luiz, de onde os nossos vinhos são provenientes”, continua.

Os vinhos com a nova imagem

Dentro desta nova gama dos São Luiz, é possível encontrar os colheita e os reserva, disponíveis tanto em branco como em tinto.

Além dos vinhos que agora a fazem chegar ao mundo, esta quinta situada entre a Régua e o Pinhão tem várias atividades que fazem valer a pena uma visita. Aqui pode ficar a conhecer melhor todo o processo desde a vinha ao vinho.

Pode ver como são tratadas as videiras, que tipo de trabalhos requerem e que tratamentos necessitam. Depois pode ver como as uvas que chegam são refrigeradas depois de apanhadas e antes de passarem à fase seguinte para que a fermentação possa ser mais controlada. A partir daqui começa o processo de desengace e de esmagamento de forma cuidada e segue para estágio, conforme o tipo de vinho em questão.

No final de tudo isto há ainda pipas e balseiros para ver e, claro, vinhos para provar. Quem quiser, pode reservar piqueniques em família, sempre com o Douro e a sua paisagem única a acompanhar.

O próximo projeto da Quinta de São Luiz já está a ser desenvolvido e será um pequeno alojamento com apenas 11 quartos. A abertura está prevista para o próximo verão.

Carregue na galeria para ver alguns detalhes desta quinta do Douro.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA