comida

Segunda gala Michelin Portugal vai ser no Porto e já tem data marcada

A cerimónia exclusivamente portuguesa vai realizar-se no Centro de Congressos da Alfândega, junto ao rio Douro.

Após a estreia no Algarve, em fevereiro deste ano, a festa nacional do Guia Michelin vai rumar ao norte do País. A segunda gala terá lugar no Porto, a 25 de fevereiro de 2025.

A cerimónia que irá distinguir os chefs e restaurantes vai realizar-se no Centro de Congressos da Alfândega, junto ao rio Douro. Os responsáveis pela coordenação gastronómica desta edição serão “três das maiores referências da alta cozinha em Portugal”: Rui Paula, chef do restaurante Casa de Chá da Boa Nova; Vítor Matos, do restaurante Antiqvvm; e Ricardo Costa, chef do The Yeatman, todos com duas estrelas Michelin. O trio irá preparar um jantar especial na noite da gala.

“Com trajetórias excecionais, os chefs, que se encarregarão que os convidados para o jantar de Gala possam degustar alguns dos pratos emblemáticos da gastronomia portuguesa, têm sabido valorizar a riqueza dos produtos locais, criando experiências culinárias únicas, que combinam tradição e inovação”, anuncia a organização.

Além de homenagear as cozinhas do Porto e do Norte de Portugal, a gala pretende, enfatiza a organização, “atrair amantes da gastronomia de todo o mundo, destacando a importância da região não só pela sua história e beleza arquitetónica, mas também pela sua capacidade de encantar através dos sentidos”. Espera-se que estejam presentes pelo menos 500 convidados na noite da gala, incluindo todos os chefs que atualmente integram o Guia, bem como os novos nomeados.

A inclusão de uma chef portuguesa no Guia e o primeiro restaurante português a receber três estrelas são alguns dos desejos para a próxima gala. Outra das expectativas é que o novo Guia inclua ainda mais estrelas, além das 30 já reconhecidas. Será igualmente uma oportunidade para descobrir mais restaurantes recomendados e prémios Bib Gourmand.

A segunda edição da gala Michelin exclusivamente portuguesa conta com o apoio do Turismo de Portugal e do Turismo do Porto e Norte.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA