comida

Tachos e música, o Maus Princípios desafia chefs e artistas a trocar de papéis no Porto

O evento acontece no sábado, 25 de janeiro, no Musa das Virtudes. A entrada é livre, só paga o que consumir.
Marque na agenda e convide os amigos.

É no cruzamento entre a gastronomia e a música que surge a quarta edição do Maus Princípios. Para quem não conhece, o evento desafia chefs e artistas para uma homenagem descontraída à cozinha portuguesa, incluindo as suas peculiaridades, bem como a ligação entre a comida, a arte e as pessoas. O evento acontece em simultâneo na Musa de Marvilha, em Lisboa, e na Musa das Virtudes, no Porto, no sábado, 25 de janeiro. Esta edição promete uma tarde de encontro, onde a gastronomia e a cultura se cruzam de forma livre e criativa.

A dinâmica foi lançada em 2021 como uma celebração do fim do confinamento, mas o evento continua a crescer e a desafiar convenções, mantendo-se fiel ao espírito que o criou: juntar aficionados da boa música e do bom comer, à volta de pratos e petiscos que chamem para o centro da mesa “ingredientes menores” e receitas antigas. Corações ou outros miúdos, rabo de boi ou língua, roupa velha, doce da casa ou torresmos são algumas das propostas à prova.

A edição de 2025 acontece nas duas maiores cidades do País, com um formato que reflete a riqueza e a descontração que o evento procura cultivar. O objetivo é tirar as pessoas da sua zona de conforto, porque os artistas vão estar a confecionar pratos e os chefs vão tratar da música.

Na Musa das Virtudes, no Porto, as propostas culinárias serão da responsabilidade da ilustradora Mariana Malhão, bem como do músico Stray, o DJ e confundador do projeto XXIII, NOIA e o DJ, road manager e cofundador do XXIII, Torres. O campo musical será da responsabilidade dos chefs Pedro Braga, do Mito, Nuno Castro do Fava Tonka, Rafa Louzada, da Time Out Market e, António Pedro, do Bicho.

O evento resulta de uma parceria entre a Musa e o Mau e assume-se como uma celebração comunitária que valoriza o inesperado e o autêntico. O Mau é uma marca portuguesa de aguardentes criada pelo artista plástico Pedro Gramaxo, que celebra uma evolução geracional no património gastronómico através de práticas artísticas, culturais e sociais. É um processo de experimentação e criatividade para a sua homenagem e consciencialização sustentável, trazendo de volta receitas esquecidas, ingredientes esquisitos e destilados perigosos.

O evento decorre das 13 às 22 horas. A estação de metro dos Aliados fica próxima do spot portuense. Se quiser aproveitar o fim de semana para conhecer novas propostas gastronómicas, carregue na galeria para descobrir os destaques da nova carta do Scarlett Porto, que ganhou recentemente um novo chef.

 

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA