comida

Trabalhadores portugueses da Mercadona receberam 3,5 milhões de euros em prémios

Em fevereiro, os 3.500 funcionários da empresa em Portugal receberam, pelo menos, um ordenado extra. Alguns receberam mais.

No início do ano, a Mercadona aumentou os salários de todos os funcionários. A revisão em alta foi anunciada em dezembro, e seria executada de acordo com o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) desse mês. Nos últimos dias, porém, as boas notícias voltaram a surpreender os trabalhadores da cadeia espanhola.

A empresa pagou, no início de março, 3,5 milhões de euros em prémios aos 3.500 trabalhadores portugueses. O resultado? Cada um recebeu, com o salário de fevereiro, pelo menos, um ordenado adicional. Nos casos em que o trabalhador conta já com mais de cinco anos de casa, o valor duplicou.

Já no ano passado, a Mercadona tinha distribuído 375 milhões em prémios, dos quais três milhões foram pagos à equipa em Portugal. Em 2022, a retalhista alimentar investiu 20 milhões de euros em formação nos funcionários nacionais — cerca de 1.020 euros ano por pessoa. No ano anterior, o montante investido chegou a 8 milhões de euros. Quanto a 2023, a empresa conta investir 280 milhões de euros na sua rede de lojas e no centro logístico de Almeirim.

A cadeia de supermercados abriu o primeiro espaço em Portugal a 2 de julho de 2019, mais precisamente em Canidelo, Vila Nova de Gaia. Em 2021, a empresa atingiu um volume de vendas de 415 milhões de euros e pagou 62 milhões de euros em impostos, através da marca portuguesa Irmãdona Supermercados, sediada em Vila Nova de Gaia. Terminou o ano com uma equipa de 2.500 trabalhadores e um investimento de 110 milhões de euros no nosso País.

No final de 2022, a Mercadona partilhou a sua intenção de abrir mais 10 supermercados em Portugal — nos distritos de Braga, Porto, Lisboa e Coimbra —, continuando assim o processo de expansão da marca que já conta 39 lojas espalhados pelo País. Aproveite para ler este artigo da NiT e saiba onde vão ficar. Descubra ainda o detergente da Mercadona que está a enlouquecer os portugueses — compram 1.700 embalagens por dia.

Carregue na galeria e conheça outros dos produtos mais vendidos nos supermercados da retalhista espanhola no nosso país.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA