Reinventar a tradição através dos momentos de partilha. Este é o grande mote que valeu ao L’Égoïste Bar & Restaurant, a distinção de Melhor Restaurante nos Prémios New in Porto 2024. Desde a sua abertura em setembro, o espaço tem-se tornado uma referência no concelho por carregar sabores tradicionais combinados com pratos criativos, divertidos e ousados.
A cozinha é dirigida pelos chefs Miguel Pinto e Ricardo Tiago, que, no início do ano, revelaram que ao longo de 2025 o grande objetivo era “continuar a surpreender” os portuenses. É precisamente por isso que nos dias 28 e 29 de março, sexta-feira e sábado, o restaurante inserido no Renaissance Porto Lapa Hotel quer levar os portuenses (e não só) numa viagem gastronómica até ao Peru. Estão marcados dois jantares a oito mãos que prometem ser “muito especiais”.
Ao leme desta odisseia estarão os chefs portugueses Miguel Pinto e Ricardo Tiago, chef executivo e chef executivo de pastelaria, respetivamente, do L’Égoïste Bar & Restaurant, e Miguel Rocha Vieira, responsável pelos conceitos gastronómicos da AHM — Ace Hospitality Management, juntamente com o peruano Juan Carlos Perret, do Kero Restaurant, em Vigo. Nesta cidade espanhola, a pouco mais de uma hora do Porto, o restaurante é uma referência no que toca à gastronomia latina, sobretudo a peruana.
Conhecida por ser uma mistura das cozinhas espanhola, africana, italiana, chinesa e até japonesa, a gastronomia peruana é rica em sabor, colorida e surpreendente. E este é o mote para os dois jantares que os quatro chefs vão protagonizar. Juntos, irão confecionar um menu exclusivo composto por sete momentos, começando com uma seleção de canapés e bebidas de boas-vindas, acompanhado por um couvert composto por pão e manteiga de lima e um “Patacón Amazónico”, uma iguaria feita com pedaços de banana verde frita.
O tiradito de salmão, cortado em forma de sashimi com molho sudachi marca o primeiro momento do jantar, com notas frescas e ácidas. Segue-se um ceviche de robalo com leite de tigre de rocoto, yuzo e batata doce glaceada, um clássico da cozinha deste país sul-americano, tal como a receita de causa rellena de frango acompanhada por lima e eazeitornas, apresentada em forma de caçarola. Segue-se ainda um sudado de pargo peruviano.
A refeição prossegue com bochechas de cerdo, com fregola e cogumelos silvestres e a tradicional Chica Morada, uma bebida típica do Peru feita com milho roxo originário do país, e frutas como maçã, limão e abacaxi e especiarias.
Para a sobremesa, a estrela será um crème-brulée de lucuma, pisco sour e cacau, uma “conjugação de ingredientes, texturas e aromas surpreendentes”.
Esta iniciativa é o resultado de uma parceria com a Embaixada do Peru em Portugal, numa ação que quer dar a conhecer e provar o melhor da gastronomia do Perú, que em 2024 foi premiado pela 12.ª vez pelo World Travel Awards como Melhor Destino Gastronómico do Mundo.
Os dois jantares no L’Égoïste Bar & Restaurant têm início marcado para as 19h30. A lotação é limitada, por isso a reserva é obrigatória e deve ser feita pelo contacto 916 876 093 ou através do email legoiste@nulllegoisteporto.com. O valor do jantar é de 90€ por pessoa, com welcome drink e um suplemento de bebidas não alcoólicas (água, simos, soft drink, café e chá) incluído. Está ainda disponível uma carta de vinhos e uma seleção de três cocktails inspirado na bebida mais famosa do Peru, o pisco sour.
A estação de metro da Lapa fica a poucos minutos a pé do Renaissance Porto Lapa Hotel. Carregue na galeria para conhecer a oferta do seu restaurante.