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“Uma livraria de vinhos”. Já reabriu a icónica loja da Kopke na Ribeira

O grande destaque do espaço são as diferentes garrafas "que contam histórias". Também pode fazer provas de vinhos ou azeites.
Paragem obrigatória na cidade / Fotografia: Ivo Tavares.

O vinho do Porto é sinónimo de história e tradição. Afinal de contas, existem marcas da cidade que produzem a bebida há mais de 300 anos. É o caso da Kokpe, a mais antiga casa de vinho do Porto. No final de março, a marca reabriu a histórica loja inserida na Ribeira, com vista para o rio Douro, depois de quatro meses de obras integrais que dotaram o espaço de uma nova identidade. Agora, apresenta-se como uma “livraria de vinhos”, com destaque para as mais variadíssimas garrafas, que nos contam histórias.

A renovação da loja Kopke surgiu no seguimento da aposta estratégica da Sogevinus no enoturismo. Sendo a marca mais premium do grupo e a casa de vinho do Porto mais antiga, a loja da Kopke, em plena frente ribeirinha, merecia um espaço à altura do seu legado. Sentimos que a anterior configuração não aproveitava todo o potencial do local — tanto pela vista privilegiada sobre o rio, como pelas possibilidades de criar uma experiência mais envolvente e memorável para quem nos visita”, começa por explicar à NiP Maria Manuel Ramos, diretora de turismo do grupo Sogevinus.

Nesse sentido, o objetivo do renovado espaço é proporcionar maior conforto aos visitantes, melhorar a exposição e organização dos vinhos e integrar a história de uma marca com quase 400 anos de história num ambiente contemporâneo. Seguindo a linha da “Livraria de vinhos”, cada garrafa representa um capítulo da história da Kopke.

“Tal como os livros, os nossos vinhos são guardiões de histórias — alguns com quase 100 anos de envelhecimento. Esta loja foi pensada como um espaço onde se pode ‘ler’ o legado da marca através dos seus vinhos muito velhos, que inclui uma variedade extensa de vinhos do Porto Brancos e Tawnies raros”, admite a responsável.

A nova vida da loja ficou a cargo do ateliê P 06 Studio, que aceitou o desafiou de evidenciar o legado da Kopke enquanto a casa de vinho do Porto mais antiga da cidade — e do País. “Para construir esta narrativa visual foi desenvolvida uma relação com o omnipresente rio Douro e com a cidade do Porto, na outra margem, ao longo dos três pisos existentes. Tanto o rio como o casario portuense são tidos como ‘pinturas vivas’, ao alcance das janelas largas existentes”, explica Nuno Gusmão, um dos fundadores do estúdio de design.

Mal entramos na loja, viajamos diretamente para o interior de um barril de vinho, tudo graças aos armários e expositores em madeira de nogueira, desenhados especificamente para a loja. O objetivo era apresentar uma estética que fizesse lembrar os museus. A madeira é combinada com materiais naturais, como madeiras, pedras e metais. “Queria-se estabelecer uma associação com os elementos essenciais à produção e conservação do vinho do Porto”, comentam os criativos.

Por sua vez, a responsável pela marca admite ter dado a responsabilidade da renovação a este estúdio pela sua experiência em projetos de museografia, sinalética e instalações públicas, com um uso “muito expressivo” de palavras, materiais e luz. “Procurávamos um parceiro capaz de criar experiências com identidade forte em lugares especiais”.

A loja ergue-se em três pisos, todos com um propósito diferente. Cada um é dedicado a diferentes fases da história da Kopke. No primeiro, encontramos uma apresentação variada dos diferentes vinhos da marca. No segundo, a história da centenária Kopke é contada e recriada através de publicidades e rótulos antigos aplicados sobre a madeira. É quase como se fosse uma coleção que mantém vivo o legado da marca. No último piso constam outros elementos históricos e fotografias que assinalam a evolução da marca ao longo dos últimos anos.

Além das centenas de referências à venda, na nova loja da Kokpe estão disponíveis diferentes provas de vinho. O Pack Clássico (28€) permite provar o São Luiz DOC Branco, São Luiz DOC Tinto, bem como Porto Dry White, Porto Reserva Ruby e Porto 10 Anos Tawny. Já o Pack Excelência (78€) sugere referências como Porto Vintage, Porto Colheita 2004 White, Porto 30 Anos White, Porto 40 Anos Tawny e Porto Colheita 1966 Tawny.

A estas experiências soma-se a possibilidade de provar vinho a copo, incluindo referências provenientes da Quinta de São Luiz, e vinhos Porto Kokpe, do White, Tawny e Ruby, passando por raridades da marca como o Colheita 1935 White e os Colheita 1937 e 1941 Tawny, a partir de 8€.

As mais de 30 referências a copo podem ser acompanhadas por petiscos pensados para a ocasião, da tradicional prova de queijos portugueses (24€) às batatas fritas, azeitonas ou frutos secos (a partir de 2€). É também possível escolher entre uma prova de azeite (4€) e uma aguardente velha com o selo da marca Kopke (8€).

A marca pertence ao grupo vinícola Sogevinus, presente no mercado desde 1990. Além de ter no seu portfólio a casa mais antiga de vinho do Porto, detém a marca de vinho do Porto mais vendida em Portugal (Velhotes) e a cave de vinho do Porto mais visitada em território nacional com mais de 350 mil visitantes anuais (Cálem). 

A empresa aposta ainda no vinho DOC Douro, sobretudo, através da Quinta de São Luiz, no coração da sub região do Cima Corgo, mas também da Burmester e da Quinta da Boavista, propriedade histórica adquirida em 2020, que veio acrescentar ao portfólio do grupo vinhos de elevada qualidade com prémios nacionais e internacionais, reforçando, assim, a presença da Sogevinus no segmento premium. 

A estação de metro de Jardim do Morro fica próxima da nova loja Kokpe. Carregue na galeria para conhecê-la melhor.

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FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Av. de Diogo Leite, 312
    4430-999 Baixa
  • HORÁRIO
  • Todos os dias das 10h às 19h
PREÇO MÉDIO
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