O vinho do Porto é sinónimo de história e tradição. Afinal de contas, existem marcas da cidade que produzem a bebida há mais de 300 anos. É o caso da Kokpe, a mais antiga casa de vinho do Porto. No final de março, a marca reabriu a histórica loja inserida na Ribeira, com vista para o rio Douro, depois de quatro meses de obras integrais que dotaram o espaço de uma nova identidade. Agora, apresenta-se como uma “livraria de vinhos”, com destaque para as mais variadíssimas garrafas, que nos contam histórias.
“A renovação da loja Kopke surgiu no seguimento da aposta estratégica da Sogevinus no enoturismo. Sendo a marca mais premium do grupo e a casa de vinho do Porto mais antiga, a loja da Kopke, em plena frente ribeirinha, merecia um espaço à altura do seu legado. Sentimos que a anterior configuração não aproveitava todo o potencial do local — tanto pela vista privilegiada sobre o rio, como pelas possibilidades de criar uma experiência mais envolvente e memorável para quem nos visita”, começa por explicar à NiP Maria Manuel Ramos, diretora de turismo do grupo Sogevinus.
Nesse sentido, o objetivo do renovado espaço é proporcionar maior conforto aos visitantes, melhorar a exposição e organização dos vinhos e integrar a história de uma marca com quase 400 anos de história num ambiente contemporâneo. Seguindo a linha da “Livraria de vinhos”, cada garrafa representa um capítulo da história da Kopke.
“Tal como os livros, os nossos vinhos são guardiões de histórias — alguns com quase 100 anos de envelhecimento. Esta loja foi pensada como um espaço onde se pode ‘ler’ o legado da marca através dos seus vinhos muito velhos, que inclui uma variedade extensa de vinhos do Porto Brancos e Tawnies raros”, admite a responsável.
A nova vida da loja ficou a cargo do ateliê P 06 Studio, que aceitou o desafiou de evidenciar o legado da Kopke enquanto a casa de vinho do Porto mais antiga da cidade — e do País. “Para construir esta narrativa visual foi desenvolvida uma relação com o omnipresente rio Douro e com a cidade do Porto, na outra margem, ao longo dos três pisos existentes. Tanto o rio como o casario portuense são tidos como ‘pinturas vivas’, ao alcance das janelas largas existentes”, explica Nuno Gusmão, um dos fundadores do estúdio de design.
Mal entramos na loja, viajamos diretamente para o interior de um barril de vinho, tudo graças aos armários e expositores em madeira de nogueira, desenhados especificamente para a loja. O objetivo era apresentar uma estética que fizesse lembrar os museus. A madeira é combinada com materiais naturais, como madeiras, pedras e metais. “Queria-se estabelecer uma associação com os elementos essenciais à produção e conservação do vinho do Porto”, comentam os criativos.
Por sua vez, a responsável pela marca admite ter dado a responsabilidade da renovação a este estúdio pela sua experiência em projetos de museografia, sinalética e instalações públicas, com um uso “muito expressivo” de palavras, materiais e luz. “Procurávamos um parceiro capaz de criar experiências com identidade forte em lugares especiais”.
A loja ergue-se em três pisos, todos com um propósito diferente. Cada um é dedicado a diferentes fases da história da Kopke. No primeiro, encontramos uma apresentação variada dos diferentes vinhos da marca. No segundo, a história da centenária Kopke é contada e recriada através de publicidades e rótulos antigos aplicados sobre a madeira. É quase como se fosse uma coleção que mantém vivo o legado da marca. No último piso constam outros elementos históricos e fotografias que assinalam a evolução da marca ao longo dos últimos anos.
Além das centenas de referências à venda, na nova loja da Kokpe estão disponíveis diferentes provas de vinho. O Pack Clássico (28€) permite provar o São Luiz DOC Branco, São Luiz DOC Tinto, bem como Porto Dry White, Porto Reserva Ruby e Porto 10 Anos Tawny. Já o Pack Excelência (78€) sugere referências como Porto Vintage, Porto Colheita 2004 White, Porto 30 Anos White, Porto 40 Anos Tawny e Porto Colheita 1966 Tawny.
A estas experiências soma-se a possibilidade de provar vinho a copo, incluindo referências provenientes da Quinta de São Luiz, e vinhos Porto Kokpe, do White, Tawny e Ruby, passando por raridades da marca como o Colheita 1935 White e os Colheita 1937 e 1941 Tawny, a partir de 8€.
As mais de 30 referências a copo podem ser acompanhadas por petiscos pensados para a ocasião, da tradicional prova de queijos portugueses (24€) às batatas fritas, azeitonas ou frutos secos (a partir de 2€). É também possível escolher entre uma prova de azeite (4€) e uma aguardente velha com o selo da marca Kopke (8€).
A marca pertence ao grupo vinícola Sogevinus, presente no mercado desde 1990. Além de ter no seu portfólio a casa mais antiga de vinho do Porto, detém a marca de vinho do Porto mais vendida em Portugal (Velhotes) e a cave de vinho do Porto mais visitada em território nacional com mais de 350 mil visitantes anuais (Cálem).
A empresa aposta ainda no vinho DOC Douro, sobretudo, através da Quinta de São Luiz, no coração da sub região do Cima Corgo, mas também da Burmester e da Quinta da Boavista, propriedade histórica adquirida em 2020, que veio acrescentar ao portfólio do grupo vinhos de elevada qualidade com prémios nacionais e internacionais, reforçando, assim, a presença da Sogevinus no segmento premium.
A estação de metro de Jardim do Morro fica próxima da nova loja Kokpe. Carregue na galeria para conhecê-la melhor.