Com solos em granito e xisto, Trás-os-Montes é a região portuguesa com maior número de vinhas velhas centenárias e com dezenas de castas autóctones. Diz-se que daí nascem vinhos singulares. Agora, com o intuito de apresentar alguns dos melhores produtores da região, a iniciativa Trás-os-Montes em Prova regressa ao Porto para a sua quarta edição.
Pela primeira vez, o evento vai acontecer num dos edifícios religiosos mais importantes do concelho, o Mosteiro de São Bento da Vitória, no coração da cidade. A iniciativa vínica, que acostuma acontecer no mês de outubro, é antecipada para este sábado, 17 de maio, para apresentar referências frescas para o verão. Entre as novidades desta edição destaca-se o horário alargado, das 11 às 13 horas e das 15 às 20 horas, para “dar resposta a todo o tipo de visitantes”. Vão ainda decorrer duas masterclasses e a organização garante que vai haver novos produtores e marcas participantes.
O evento vai juntar cerca de 25 produtores da região que vão dar a provar mais de 130 referências produzidas exclusivamente em Trás-os-Montes. Algumas das marcas presentes são Bago de Ouro, De Sousa, Ninho da Pita, Parapente, Mont’alegre Vinhos, Secret Spot, Vinhos dos Mortos, Terras de Mogadouro ou a Quinta Serra d’Oura.
“O principal objetivo da iniciativa Trás-os-Montes em Prova, é permitir aos produtores darem a conhecer toda a sua qualidade e potencial, elevando o patamar que os vinhos da nossa região orgulhosamente têm. Com as novidades deste ano, estamos com uma expetativa ainda maior e totalmente empenhados para surpreender todos aqueles que nos visitarem”, afirma Ana Alves, organizadora do evento.
Estão marcadas duas masterclasses dirigidas por José João Santos, figura incontornável no universo dos vinhos, formador, jornalista e provador da “Revista de Vinhos”. A primeira decorre sob o tema “Trás-os-Montes: Arca de Noé de Vinhas Velhas” e começa pelas 11h30. Já pelas 16 horas decorre a segunda sessão, sob o mote “Trás-os-Montes: Vinhos além do óbvio e novos protagonistas”. Ambas são de participação gratuita, mas requerem inscrição prévia online.
Os bilhetes custam 10€ e podem ser adquiridos exclusivamente no local no dia do evento. A estação de metro de São Bento fica próxima do Mosteiro de São Bento da Vitória.