comida

Vem aí um Dia de Reis com uma prova exclusiva de vinhos do Porto nas Caves Ferreira

Os visitantes podem conhecer a história da "marca mais portuguesa do setor" e fazer uma degustação orientada por Luís Sottomayor.
Marque na agenda.

O vinho é faz parte da nossa cultura nacional e é uma parte importante da economia do nosso País. Portugal tem 31 Denominações de Origem Protegida e é, aliás, produtor de algumas das melhores e mais apreciadas referências do mundo. E nenhuma produção é mais famosa do que a que dá origem ao vinho do Porto.

Em 2021, as exportações desta bebida aumentaram em 8,11 por cento quando comparadas com os valores do ano anterior, afirmou a ViniPortugal. Na verdade, as vendas internacionais chegaram aos 925 milhões de euros. O vinho do Porto contribuiu de forma significativa para este valor — as vendas no estrangeiro atingiram os 391 milhões de euros, o que representou um aumento de 15 por cento face a 2020 e três por cento em relação aos números de 2019.

É um dos nossos maiores símbolos e tradições e encanta os estrangeiros que nos visitam. Um dos casos mais paradigmáticos é o do vinho do Porto, mas será que o conhecemos assim tão bem? Para aproximar os portugueses de uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo, as Caves Ferreira lançaram um novo programa.

“Regresse às origens da alma e tradição nacionais com um cálice de Porto Ferreira. Mergulhe na história do deste vinho produzido no Douro e descubra uma das suas mais carismáticas e lendárias figuras – Dona Antónia Adelaide Ferreira”, lê-se no site.

Carinhosamente popularizada como “Ferreirinha”, foi uma das personalidades mais marcantes da história do Douro Vinhateiro. “Uma mulher que se tornou um símbolo não só do empreendedorismo e da viticultura duriense, mas também um exemplo maior do altruísmo e da generosidade para com os mais necessitados”, garante a marca.

Como forma de assinar o Dia de Reis, as Caves Ferreira organizam um percurso de descoberta das suas instalações centenárias, seguido de uma prova exclusiva de vinhos do Porto. Esta será conduzida por Luís Sottomayor, distinguido como Enólogo do Ano em Vinhos Fortificados pelo International Wine Challenge 2022.

“Após visita guiada às Caves Ferreira, para conhecer a história, tradição e prestígio da marca mais portuguesa do setor, a experiência terminará com uma degustação exclusiva, orientada pelo enólogo-chefe da casa. À semelhança do trio de monarcas Baltasar, Gaspar e Melchior, não haverá apenas um vinho do Porto para provar, mas sim três: Dona Antonia Tawny 30 Anos, Vintage 1983 e Vintage2003, harmonizados com uma seleção de queijos tradicionais”, prometem os responsáveis.

A iniciativa está marcada para dia 6 de janeiro, sábado, pelas 10h30, nas instalações da marca em Vila Nova de Gaia. Custa 80€ por pessoa e as reservas podem ser feitas através do email ferreira.visitors@nullaaferreira.pt, ou via telefone através dos números (+351) 223 746 106 / 07/ 08 ou 937 850 335, e ainda online.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA