comida

Vinho, chefs e moda: o evento mais exclusivo do verão está de regresso ao Porto

O Alivetaste vai transformar os jardins do Palácio do Freixo num paraíso enogastronómico. E os bilhetes vão esgotar.
Esgota sempre.

Um dos eventos incontornáveis do verão para os apreciadores de vinhos, boa comida e convívio regressa aos jardins barrocos, com vista sobre o Douro, do Hotel Pestana Palácio do Freixo, no Porto, a 7 de julho, entre as 17 e as 22 horas. A oitava edição do Alivetaste promete uma “combinação exclusiva de vinhos de excelência, gastronomia, música ao vivo e moda”.

Criado em 2016 por Mário Rodrigues, começou por ser um encontro reservado a profissionais dos setores vínico e da restauração. “Queria criar um momento que fosse uma montra do melhor que se faz em Portugal, mas com um toque muito pessoal”, explica o organizador. De uma reunião discreta entre enólogos, chefs e jornalistas, rapidamente evoluiu para se tornar uma referência nacional — e, nos últimos anos, também internacional — do calendário enogastronómico.

Aberto ao público apenas desde 2022, o número de participantes continua a ser limitado para “preservar a qualidade da experiência”. No ano passado, os bilhetes esgotaram várias semanas antes do encontro. Hoje, é o único evento do género que reúne entre 15 a 20 chefs e 30 a 40 produtores. “Queremos continuar a investir na tradição de excelência e na inovação no mundo dos vinhos, gastronomia e hotelaria, com o objetivo de elevar o profissionalismo nestas áreas”, afirma o fundador.

Nesta oitava edição, estarão presentes entre 30 a 40 criações de chefs conceituados e pelo menos 80 vinhos selecionados de várias regiões portuguesas. Cada produtor apresenta duas referências cuidadosamente escolhidas, enquanto os cozinheiros servem finger food pensada para harmonizar com as provas, num ambiente informal ao ar livre, com o Douro como cenário.

Entre os profissionais convidados estão António Carvalho (Brasão, Felgueiras), António Vieira (Wish, Porto e Matosinhos), Bruno de Jesus (Barrica by Yours Porto), Duarte Eira (Salpoente, Aveiro), Joana Quinta (Sweet Soul, Matosinhos), João Narigueta (Poda, Montemor-o-Novo), João Pupo Lameiras (Muro, Porto), Júlio Pereira (Kampo, Funchal), Lígia Santos (Casas da Li, Arcos de Valdevez), Lúcia Ribeiro (Taberna by Lúcia Ribeiro, Almancil), Luís Brito (A Ver Tavira), Manuel da Silva (Casa da Culmieira, Valbom), Marlene Neto (Palácio do Freixo), Miguel Castro e Silva e João Guedes (deCastro e Casario, Vila Nova de Gaia), Miguel Teixeira e João Moreira (Corinthia Lisboa), Nacho Manzano e Tony Salgado (Tivoli Kokpe, Vila Nova de Gaia), Renato Cunha (Ferrugem, Famalicão) e Tiago Bonito (Éon, Porto).

Os chefs foram desafiados a preparar várias criações autorais, incluindo pelo menos um prato com carne maronesa DOP, uma raça bovina do norte protegida pela União Europeia. Esta iniciativa está ligada ao projeto Life Maronesa, que promove a recuperação de pastagens de montanha através da produção sustentável desta carne. Os petiscos com maronesa serão servidos exclusivamente no welcome drink, dando depois lugar às restantes criações.

 

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

A post shared by Alivetaste.com (@alivetaste.pt)

 

No que toca aos vinhos, estarão representadas diversas regiões: Alentejo (Adega Mayor, Casa Relvas, Monte Penedo Gordo, Quinta do Paral, Mainova), Algarve (Villa Alvor), Península de Setúbal (Casa Horácio Simões), Bairrada (Caves São Domingos, Quinta das Bageiras, Quinta D’Aguieira). O Porto e Douro estarão representados pela Herédias, O Lua Cheia — Saven, Luís Leocadio Vinhos, Quinta de Ventozelo, Symington Family Estates, Palato do Côa, Rapazotes e Sogevinus Fine Wines. 

Do Dão, poderá provar os vinhos da Júlia Kemper Wines, Quinta do Mondego, Quinta do Alameda e Quinta do Ribeiro do Santo. De Trás-os-Montes e do Tejo, terá em prova a Quinta do Sobreiró de Cima e Quinta do Sampayo, respetivamente.  Para os apreciadores de vinhos verdes, estarão em prova as referências da Aveleda, Vinevinu, Quinta de Paços, Soalheiro, Quinta das Arcas, Anselmo Mendes e Quinta de S. Salvador da Torre. 

Pelo nono ano consecutivo, o sommelier Adácio Ribeiro, o profissional com reconhecimento Michelin mais antigo da Península Ibérica, coordena o serviço vínico, apoiado por outros cinco sommeliers, um por cada wine bar espalhado pelos jardins. “Este envolvimento acrescenta valor à qualidade da iniciativa”, destaca o organizador.

A programação do Alivetaste integra ainda um desfile de moda profissional em parceria com a Prochef, apresentando peças produzidas a partir de plásticos reciclados dos oceanos e subprodutos da vindima. “Acreditamos que o luxo pode ser responsável. Este desfile demonstra que design e sustentabilidade andam de mãos dadas”, sublinha Mário Rodrigues. A coleção, sob o tema “Food Makes People Come Together”, inclui propostas inovadoras para os setores da restauração, hotelaria e vinhos, com a participação do artista Ivo Moreira.

O ambiente irá contar ainda com música ao vivo, DJ e saxofone. “Será uma experiência sensorial completa, entre copos de vinho, conversas com produtores e petiscos gourmet.”

Os bilhetes, já estão disponíveis para compra online e custam 120€ por pessoa. A entrada garante acesso a todas as provas vínicas, degustações dos chefs e ao desfile de moda, nos jardins barrocos do Palácio do Freixo.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA