Gelado com café. Gelado com batatas fritas. Já vimos várias tendências estranhas que envolvem gelados e misturas de doce e salgado. Porém, a mais recente tem criado algumas discussões nas redes sociais: um copo de vinho tinto, com uma bola de gelado de baunilha.
O que começou como uma curiosidade nas redes sociais, tornou-se numa verdadeira tendência. Basta um scroll pelo TikTok ou pelo Instagram para encontrar vídeos de alguém a encher um copo primeiro com uma bola de gelado e depois com vinho. As partilhas com a hashtag #redwineicecream começaram a surgir em setembro e os autores encorajam outros a fazê-lo.
No fundo, trata-se de um cruzamento entre uma sobremesa e um pairing, como é feito há vários anos, mas desta vez tudo misturado. Segundo os entusiastas, os taninos do vinho serão “suavizados pela gordura do gelado, tornando-o mais frutado”. Isto é conseguido também através do frio da sobremesa, que vai atenuar a sensação alcoólica, tornando as qualidades frutadas mais percetíveis.
Felizmente, não se perde nada em tentar. Para aderir à tendência basta pegar num copo, juntar uma bola (ou duas) do sabor de gelado favorito e depois regá-lo com vinho tinto. O gelado começará a derreter e a flutuar, criando um “remoinho cremoso”.
O segredo é o equilíbrio: não encha demasiado o copo para não afogar o gelado. Depois pode saborear antes que tudo esteja derretido com uma colher e apreciar a mistura entre o doce e azedo, ou esperar que tudo se envolva e apenas beber. Caso queira tornar tudo mais instagramável pode acrescentar um fio de chocolate derretido, ou frutos vermelhos.
Ver esta publicação no Instagram

LET'S ROCK






