Quando era miúda, Alessandra Ruggeri passava as tardes a seguir à escola na boutique de vestuário de homem dos avós. Brincava com gravatas, organizava-as por cores e via como o seu avô, alfaiate, marcava cuidadosamente tecidos com giz.
A moda esteve sempre presente na vida da empreendedora que, em 2011, abriu a sua multibrand de luxo Baby Liberdade, em Lisboa. À New in Porto, a empresária de 46 anos explica que a sua principal motivação para criar uma loja direcionada unicamente para os miúdos, surgiu da vontade de fazer parte do crescimento e diversas etapas dos mais novos, desde o dia a dia às cerimónias, mas também proporcionar uma experiência única e diferenciadora de compras, entre pais e filhos.
“Em finais de 2010, quando me aproximei, por mera curiosidade, das coleções de crianças assinadas pelos designers de luxo e à tendência dos ‘Mini me’, esta paixão pela moda voltou a despertar. Assim chegou a intuição: acreditei que uma loja de roupa para criança fosse o lugar perfeito para proporcionar aos outros este mesmo encanto. Um espaço mágico onde vestir sonhos e criar uma experiência única para os pais e os filhos”, acrescenta.
Mesmo a tempo de preparar os looks de Natal e Passagem de Ano, Alessandra traz a sua marca para o Porto, um objetivo muito acarinhado e que fez desde sempre parte da sua estratégia de crescimento. “A escolha do Porto foi uma progressão lógica, considerando a importância da região do norte e o seu apreço pela moda e marcas de luxo”, afirma. Boavista recebeu então, em outubro, este espaço multimarca de luxo, com a nova coleção outono/inverno, que está cheia de propostas para todas as ocasiões, desde cerimónias, festas até momentos mais casuais e ainda peças de roupa perfeitas para atividades ao ar livre.
O espaço vende peças de roupa de luxo, que vão dos zero os 14 anos, através de uma seleção criteriosa de propostas icónicas de marcas famosas como Gucci, Dolce & Gabbana, Fendi, Versace, Boos, Monnalisa, Jellycat, Givenchy, entre muitas outras. Esta variedade permite uma alargada escolha de estilos e tendências, incentivando a autoexpressão e individualidade dos mais novos.
“Cada marca conta uma história diferente e fala a uma criança em especial. Assim temos o estilo romântico da Dolce & Gabbana, o ecletismo da Gucci, a rebeldia e o dinamismo da Off White e Palm Angels, a elegância e o rigor da Burberry, o estilo fashion-farward da Fendi e a ousadia da Versace”, acrescenta a fundadora da Baby Liberdade.
Outro dos desafios a ter em consideração no investimento em peças de moda infantil de luxo é combater esse carácter efémero, pois os miúdos até certa idade, estão em constante crescimento, sendo necessário renovar o guarda-roupa frequentemente. Nesse campo, Alessandra tem uma solução, que vai para além de comprar uma peça de roupa só pela sua função. “Na Baby Liberdade, o objetivo é criar momentos especiais e memórias inesquecíveis. A moda para criança vai para além do vestuário em si. Não deve ser considerada apenas pela sua função, mas sim como uma forma de expressão e uma celebração da infância. Além disso, a experiência de compra personalizada torna cada compra ainda mais significativa”, defende.
Ver esta publicación en Instagram
Desde o nascimento até à pré-adolescência, pode encontrar roupa para bebés, crianças e adolescentes, acessórios, brinquedos e presentes. Por isso, se ainda tem lembranças para riscar da lista ou ainda não pensou no look dos miúdos para as festas que se avizinham, aqui está uma ótima sugestão.
A loja encontra-se no coração do Aviz, na Rua Pedro Homem de Melo, número 125 e encontra-se aberta de segunda a sexta-feira entre as 10 horas e as 19h30 e aos sábados, das 10 às 19 horas. Se quiser visitar o espaço para fazer algumas compras, saiba que a estação de metro de Casa da Música fica próxima da loja.
De seguida, carregue na galeria para conhecer algumas das propostas da marca para a nova estação e sugestões, que se adaptam ao Natal e Passagem de Ano.