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A febre continua. Nova loja do Porto vende encomendas perdidas ao quilo

Há centena de pacotes que ficaram por reclamar com surpresas no interior. A compra é feita ao peso.
Abriu em março.

Durante uma viagem em família até França, Bruno e Sara Monteiro descobriram um supermercado que, todos os meses, organizava uma feira com encomendas perdidas. No interior, podiam encontrar um pouco de tudo. A ideia fascinou os primos, de 18 e 23 anos, respetivamente, que quiseram explorar este negócio em Portugal.

O conceito de fazer compras surpresas tem cada vez mais expressão no nosso País, com a abertura de espaços como a Colis Colis, em Lisboa, ou a Trevobox, no Porto. Desta vez, foi a marca portuguesa Blind Shot, que se estreou com um ponto de venda também no centro do Porto, a 5 de março. 

“O norte e o centro ficam sempre atrás em relação a Lisboa, então quisemos focar-nos nesta parte do País”, começa por explicar Bruno, um dos responsáveis, à NiT. “E queríamos ficar próximos do Bolhão porque tem muito movimento e as pessoas já aparecem com aquela mentalidade de compra.”

O conceito é simples: todas as encomendas que se perderam no processo de entrega — por moradas erradas, ausências prolongadas ou recusas de receção — estão agora a ser vendidas como presentes surpresa. Ou seja: a marca recolhe estas encomendas e mantém-nas fechadas. O que significa que os clientes vão poder explorar uma loja onde tudo o conseguem ver são caixas, que escolhem consoante o tamanho, o peso, ou o que imaginam estar lá dentro

“O que nos distingue é a experiência de compra”, acrescenta o jovem, que contou com a ajuda dos pais para arrancar com o negócio. “As pessoas sentem-se à vontade para passarem o tempo que quiserem na loja, a mexerem nas encomendas e a falarem entre si. Não há pressa alguma”, diz Bruno.

 
 
 
 
 
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O valor é sempre ao quilo, sendo que o preço final depende da quantidade que levar. Cada quilograma, até dois quilos, custa 24,99€, sendo que, caso compre entre dois e quatro quilos, o custo passa a ser 22,99€. Se trouxer um peso acima dos quatro quilos, o valor passa a ser de 19,99€.

No interior, pode encontrar um pouco de tudo, desde acessórios a brinquedos, passando por artigos eletrónicos. Há produtos premium, como smartphones ou videojogos, mas também peças de roupa de grandes marcas, sempre  por uma fração do preço. Além, claro, da diversão da descoberta.

À semelhança do que acontece com as outras marcas que trouxeram o conceito até Portugal, o máximo que pode fazer é pegar e abanar (com cuidado, pois o conteúdo pode ser frágil) para tentar perceber o que está lá dentro. Furar as embalagens para espreitar não é permitido, e muito menos abrir o pacote. Isso só mesmo depois de concluir a compra.

Com três pontos de venda já abertos — em Aveiro e Viseu, além do Porto —, Bruno e Sara querem complementar a presença em espaços físicos permanentes através do conceito de vendas relâmpago, um evento de fim de semana que vai ocorrer em parcerias com vários centros comerciais.

Quanto às próximas aberturas, os fundadores têm em mente a chegada a outras cidades do País ainda este semestre, embora não adiantem já as localizações. Porém, será sempre no norte e centro do País. “Para já, não queremos começar a descer para o sul”, conclui Bruno.

Caso seja um curioso que gosta de encontrar verdadeiros achados e peças com história, carregue na galeria para conhecer algumas lojas de roupa em segunda mão na Grande Lisboa.

 

 

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