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A nova marca de swimwear do Porto que “se adapta a todos os corpos”

A Salis nasceu a 19 de abril, com peças feitas a partir de crinkle, o "material mais confortável que já vestiu na praia".
Biquínis "body-friendly".

“For the beach and beyond”. Este é o mote da nova marca de swimwear que nasceu no Porto, com peças que foram feitas para mais do que dar mergulhos — são pensadas para jantaradas ao pôr-do-sol, bares à beira-mar e tudo o que o verão tem para oferecer. A primeira coleção da Salis foi lançada a 19 de abril, com fatos de banhos e biquínis “one size fits all”, isto é, adapta-se a qualquer corpo, do XS ao XL, sem comprometer o conforto — e, claro, o estilo.

Vânia Reis é a criativa por trás desta empresa que pretente entre outras tantas coisas, valorizar o que de bom se faz em Portugal. Formada em Design de Moda, tem uma carreira com mais de 20 anos no sector têxtil e viu na empresa onde trabalha, a SILSA, a parceria ideal para criar a sua própria marca.

“A Salis nasce da vontade de criar algo com identidade própria e a parceria com uma empresa têxtil portuguesa com mais de 50 anos de experiência. Sempre tive um espírito empreendedor, mesmo dentro das empresas por onde passei, procurei fazer algo diferente, melhorar processos e propor ideias. Mas, nos últimos tempos, cresceu em mim o desejo de ter algo verdadeiramente meu”, começa por contar a empresária de 44 à New in Porto.

Ao longo do seu percurso profissional, a portuense especializou-se no desenvolvimento de produto e design, sobretudo em marcas de gama alta, o que lhe deu uma visão diferente sobre todas as fases do processo, desde a escolha dos materiais, modelagem, até aos acabamentos mais exigentes.

Atualmente, trabalha na SILSA, na gestão comercial de marcas de gama alta, o que lhe permite “ter um olhar muito atento ao comportamento da consumidora e às exigências do mercado”. Foi precisamente uma lacuna no mercado — enquanto mulher e consumidora — que a levou a criar a Salis, uma marca de biquínis e fatos de banho pensados para “mulheres reais, não necessariamente perfeitas”.

“Peças que tenham uma boa modelagem, cobertura onde é preciso, mas que ainda assim transmitam leveza, confiança e sensualidade, sem exageros. Tal como eu, muitas mulheres com quem falava, sentiam o mesmo. Faltam peças assim”, admite a fundadora. 

A ideia de criar a própria marca surgiu já no verão passado, quando Vânia Reis estava cansada da correria com as amigas para encontrar “o tal”. Ou seja: aquele biquíni que as mulheres realmente procuram— e precisam.

O que realmente diferencia a Salis dentro da vasta oferta de swimwear no mercado local e nacional, são duas inovações: peças de tamanho único e a linha Crinkle. Esta última caracteriza-se por ser feita com uma matéria texturizada e elástica, desenvolvida pela própria empresa SILSA em Portugal. Segundo a responsável, é o material “mais confortável” para se estar na praia, graças ao tecido elástico, suave e respirável.

“Este tipo de produto ainda não existia no mercado português. Há marcas estrangeiras com propostas semelhantes, mas nenhuma etiqueta portuguesa oferece um crinkle com esta qualidade, estética e produção ética. Estamos a trazer algo verdadeiramente novo para Portugal”, defende a fundadora.

A marca conta com outra linha, feita em lycra, o se aproxima mais do swimwear convencional. O tecido é feito a partir de materiais italianos de “alta qualidade”, alguns deles com composição reciclada. São também produzidos de forma “ética” na fábrica. A linha em lycra destaca-se pela modelagem, e foi pensada para mulheres acima dos 30 anos.

“Sabemos que muitas mulheres não se identificam com biquínis super reduzidos, nem com modelos excessivamente cobertos — por isso, encontrámos o equilíbrio ideal: peças sensuais, mas confortáveis e seguras, com cortes que valorizam o corpo sem o expor em demasia”, garante.

Existe ainda uma linha de acessórios e kimonos, que seguindo a lógica dos fatos de banho, tem um fitting flexível, elegante a funcional, tamanho único e promete adaptar-se a cada corpo “com conforto total”. O objetivo deste fitting é criar peças que sejam funcionais e versáteis, dentro e fora da praia. 

“Os fatos de banho podem ser usados como bodies, e as partes de cima dos biquínis como tops. O visual é requintado e exclusivo — percebe-se ao olhar que são peças de qualidade”, acrescenta a responsável.

A 19 de abril, aquando o lançamento da marca, foram apresentados seis modelos da linha Crinkle e da linha Lycra, disponíveis em cinco cores. A 1 de maio, será feito um segundo lançamento com novos modelos para a linha Crinkle e a 15 de maio será feito o lançamento final, com mais modelos em Lycra e acessórios como lenços e kimonos para completar os visuais “com leveza e sofisticação”.

Apesar de a Salis — que significa “do sal” em latim — nascer como uma marca de swimwear, Vânia garante que não vai ficar por aqui. No inverno, pretende apresentar uma linha de loungewear, também com peças “versáteis e confortáveis” pensadas para aquelas mulheres que gostam de estar bem mesmo nos dias mais descontraídos.

“Vão ser peças ideais para ir ao shopping, a um brunch com amigas ou simplesmente para sentir-se elegante e relaxada em casa”.

O preço dos fatos de banhos e biquínis situa-se entre os 95€ e os 150€. Todas as peças podem ser compradas online.

Carregue na galeria para conhecer os primeiros modelos da Salis.

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